Manaus (AM) – Elivan Dias de Souza, 30, foi preso por aplicar o golpe do pix falso contra uma estabelecimento comercial, situado no bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul de Manaus. O prejuízo à empresa está estimado em R$ 4 mil. A prisão aconteceu na terça-feira (16), por volta das 13h30.
O delegado Leonardo Marinho, titular do 25° Distrito Integrado de Polícia (DIP), informou que as investigações apontaram que o golpe estava sendo aplicado desde o dia 5 de maio deste ano. Segundo o delegado, Elivan enviava comprovantes de pix falsos ao estabelecimento, como pagamento dos produtos que solicitava. Entretanto, o crime logo foi identificado pelo gerente, que registrou um Boletim de Ocorrência (BO).
“O gerente recebeu informações de que esse crime estava ocorrendo em outros restaurantes da cidade, após isso, realizou uma auditoria interna e identificou que o infrator teria enviado 31 comprovantes de pix falsos, somando aproximadamente R$ 4 mil em prejuízo à empresa”, detalhou Marinho.
A autoridade policial relatou que, logo após o registro da ocorrência, as equipes iniciaram as investigações, a fim de identificar e prender o infrator. Ao chegarem a identificação de Elivan Dias de Souza, foi representada à Justiça pelo mandado de prisão preventiva em nome dele, e a ordem judicial foi decretada pelo Poder Judiciário.
Prisão
Em posse da ordem judicial, os policiais seguiram em busca do infrator e efetuaram sua prisão na tarde de hoje, no bairro Flores, zona centro-sul da capital.
Alerta
O delegado Leonardo Marinho alerta à população sobre os cuidados para evitar ser vítima dessa prática criminosa e dá algumas dicas de como identificá-la.
“É preciso estar atento, pois esses infratores utilizam comprovantes de pix agendados como pagamento e acabam passando despercebido por quem o recebe. Em seguida, efetuam o cancelamento do mesmo, deixando a vítima sem o dinheiro do produto ou serviço”, contou.
Caso sejam alvo desse golpe, as pessoas devem procurar a delegacia mais próxima de onde o fato ocorreu e registrar um BO, para que o fato seja apurado pelas autoridades.
Procedimentos
Elivan responderá por estelionato majorado. Ele será conduzido à audiência de custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco, zona sul, onde ficará à disposição do Poder Judiciário.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Popularização do PIX: facilidade de pagamento exige cuidados do consumidor
Não é verdade que bancos perdem dinheiro com PIX, diz presidente do BC
Após PIX falso, pizzaria manda lixo para ‘cliente’ em Manaus; veja o vídeo
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱