Manaus (AM) – A avenida Djalma Batista, localizada na Zona Centro-Sul de Manaus, ganhou um toque de beleza por conta dos ipês que floresceram no meio-fio. De acordo com a bióloga Rosany Martins, o período de aparição das flores dura pouco mais de uma semana, podendo chegar a 10 dias. Além da beleza natural, a planta traz vários benefícios para os seres vivos e para o meio ambiente.
Segundo a especialista, os ipês são plantas ornamentais pertencentes à família Bignoniaceae. Dentre as espécies com floração mais exuberantes, estão os ipês-roxos/ipês-rosas (várias espécies do gênero Handroanthus sp.), ipês-amarelos (várias espécies do gênero Handroanthus sp.) e o ipê-branco (Tabebuia roseoalba). Na avenida Djalma Batista, é possível encontrar as espécies de cor rosa, branca e amarela.
Dano estrutural
Algumas pessoas se preocupam com o dano que a planta pode causar caso cresça ao ponto de despedaçar as vias de trânsito, uma vez que o ipê pode atingir até 20 metros de altura. Porém, a bióloga afirma que, justamente por causa da espécie da planta, é necessário fazer um planejamento urbano e avaliar o local recomendado para o crescimento da árvore.
“Dependendo da espécie [as raízes podem quebrar o solo]. Os ipês-amarelos e brancos podem ser plantados em calçadas, uma vez que possuem floração precoce e são árvores menores quando comparadas ao ipê-roxo”,
relata.
O diretor de arborização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Deyvson Braga, afirma que “o ipê possui sistema radicular bastante ramificado, mas não chega a ser excessivamente agressivo ao pavimento. Mantendo-se área permeável adequada ao redor das árvores, diminui-se as ocorrências de afloramento de raízes. Mesmo em possíveis casos [de as raízes abrirem o solo], pode-se realizar a poda de raízes uma vez que o ipê apresenta boa regeneração”.
Mais beleza natural
Deyvson diz que além dos ipês, outras espécies de plantas ornamentais foram plantadas em outras vias da cidade para diversificar e garantir o equilíbrio da paisagem, além de fomentar a atratividade comunitária.
“Diferentemente da avenida Djalma Batista, em outras vias e espaços públicos, foi associado com outras espécies visando a maior diversidade das espécies utilizadas na arborização. A diversificação das espécies utilizadas na arborização urbana está prevista no Plano de Arborização de Manaus e é importante para garantir um percentual equilibrado entre espécies nativas e exóticas visando a diminuir riscos fitossanitários e fomentar a atratividade para a fauna”,
completa.
Do outro lado do mundo
O florescimento dos ipês em Manaus lembra o festival de cerejeiras em flor que acontece na Coreia do Sul, principalmente em relação ao período de aparição das flores. Na Coreia do Sul, as cerejeiras em flor duram cerca de duas semanas e depois começam a cair. Os ipês têm praticamente a mesma durabilidade, podendo chegar até 10 dias após o florescimento.
No Brasil, as cerejeiras de várias espécies são cultivadas na região Sul, onde a temperatura fria é própria para o cultivo da árvore e as flores costumam aparecer nos meses de setembro a novembro, período da primavera. Já os ipês, por serem plantas que precisam de calor, tem a sua floração entre junho e novembro. No entanto, cada espécie tem sua época de floração.
Os primeiros ipês a florir são os ipês-roxos/ipês-rosas, em seguida os ipês-amarelos e por último os ipês considerados mais raros, os brancos e verdes. Apesar de haver períodos distintos para as floradas, nem sempre é uma regra, uma vez que condições climáticas como a presença de chuvas e de frio podem interferir no período de floração dos ipês, fazendo com que eles floresçam todos ao mesmo tempo.
Leia mais:
Orquestra promove festival com trilhas sonoras clássicas do cinema em Manaus
Tenório Telles lança “Estudos de Literatura do Amazonas” nesta quarta (17)
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱
Amo flores , então os ipês são muito lindos se eu tivesse um área eu plantava.Morei em uma comunidade conhecida nossa senhora de Fátima em Tarumã Mirim.
Lá plantei uma pé de ipê, mais nem cheguei a ver ele com as lindas flores.
Me alegro pode ver em plena Avenida de Manaus.
A Prefeitura está de parabéns.bjs
Um show da natureza de Deus!