Manaus (AM) – Três homens apontados como soldados do traficante Adriano de Souza conhecido como “Thor”, foram presos em flagrante na manhã desta quinta-feira (25), durante a operação “Asgard”, deflagrada pelas equipes da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) em Manaus.
Identificados como Edimar Barreto, 23 anos, vulgo “Xicó”, Elden Pires, 19 anos, e Raimisson Mafra, 21 anos, os homens são acusados de envolvimento em homicídios ocorridos no bairro Chapada, na zona Centro-Sul da capital.
Ao todo, sete mandados de prisão temporária foram cumpridos pelas equipes de investigação durante a operação. As informações sobre a prisão apontam que os homens eram comandados por um traficante identificado como vulgo “Thor” que é apontado como o mandante dos homicídios realizados pelos “soldados”.
De acordo com a polícia, Edimar e Raimison possuem três mandados cada, já Elden possui um mandado em seu nome. O delegado Ricardo Cunha, titular da DEHS falou a respeito da atuação dos acusados.
“Temos cinco inquéritos policiais em andamento apontando para esse grupo criminoso aqui, que praticou diversos homicídios em fevereiro e em junho deste ano. Tratam-se de três presos, todos com uma vasta ficha criminal”, explicou Ricardo Cunha.
Dentre os crimes em que os homens são apontados como executores, está o caso da Jovem identificada como Anny Vitória, de 20 anos que foi torturada e brutalmente assassinada pelos acusados no mês de fevereiro.
A babáde 19 anos, foi executada a tiros em uma área de mata, na avenida Cecília Meireles, bairro Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus.
A vítima trabalhava como cuidadora de crianças. Anny foi encontrada morta por pessoas que estavam passando de carro pelo local. Eles identificaram que tratava-se de um corpo e logo acionaram a polícia. O crime tem características da famosa execução pelo tráfico de drogas, em Manaus.
Além disso há também o homicídio de uma mulher trans que foi encontrada morta com marcas de tortura, às margens de um igarapé da capital, no dia 28 do mês de maio. O laudo aponta que a mulher trans foi morta com pedradas na cabeça.
Outro homicídio se trata do caso de um chapeiro que foi morto em um estabelecimento em que trabalhava, onde o alvo dos assassinos seria outro homem.
O chapeiro Elias Machado de Jesus, de 19 anos, foi assassinado a tiros após ser surpreendido por criminosos no momento em que trabalhava em uma lanchonete, uma mulher de 34 anos também foi baleada.
Testemunhas informaram à polícia que a lanchonete estava funcionando normalmente, quando dois indivíduos não identificados chegaram ao local e efetuaram vários disparos no estabelecimento. Elias ainda tentou sair correndo, mas foi atingido com dois tiros nas costas.
A delegada Marília Campelo adjunta da DEHS deu detalhes sobre os homicídios em que os homens são apontados como autores.
“Essas pessoas que mataram e torturaram a Anny Victória e depositaram o corpo dela lá no bairro Ponta Negra, foram as mesmas pessoas que tentaram matar um familiar dela nesse lanche em que morreu uma pessoa que não tinha nada a ver. Um chapeiro, trabalhador que teve a vida ceifada por essas pessoas que foram presas hoje”, disse a autoridade.
A delegada também falou sobre a morte de uma mulher trans e de um homem que era comparsa dos presos, mas que acabou sendo assassinado pelos próprios criminosos.
“A travesti também foi morta por esse grupo criminoso, ela era usuária de drogas e devia o traficante. E fora essas três vítimas também tem a morte do parceiro deles que por conta de ter perdido uma arma durante uma ocorrência. Foi cobrado e acabou sendo morto por não ter conseguido pagar a arma. Ele também foi morto e jogado nesse igarapé”, explicou a delegada.
Edição Web: Bruna Oliveira
Leia mais:
Carnaval Sangrento: Amazonas registra 16 homicídios durante feriado prolongado
AM registra aumento de 169,2% em prisões de homicidas, afirma SSP
Trio é preso por linchamento de idoso que era suspeito de estupro em Manaus
Acompanhe a página do EM TEMPO no Facebook
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱