×
OBRAS

Erosão no bairro São Raimundo é contida com obras da Prefeitura

Como a área de desbarrancamento fica bem próxima à margem do rio, não é possível fazer o aterro compactado no local

A obra irá solucionar definitivamente os riscos de desbarrancamento na orla do São Raimundo.

Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus intensifica os trabalhos de contenção de uma grande erosão que há anos prejudicava os moradores no bairro São Raimundo, zona Oeste da capital.

O local foi vistoriado pelo prefeito David Almeida na manhã desta terça-feira (22) que determinou celeridade no serviço, para garantir o bem-estar dos moradores da localidade.

Estamos aqui no São Raimundo fiscalizando mais essa ação realizada pela Prefeitura de Manaus em áreas de erosão. Aqui, temos várias residências construídas na encosta, o que prejudica o solo e causou esse grande problema. Vamos fazer a recuperação desse local. É um trabalho árduo, difícil, mas que será resolvido pela nossa gestão”, afirmou Almeida.

O vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Marcos Rotta, salientou a dimensão do serviço e complexidade, visto a quantidade de casas que estão ameaçadas pelo deslizamento de terra.

Prometemos no início do ano e já estamos executando as obras para a contenção dessa grande erosão no bairro São Raimundo. Estivemos aqui averiguando o local, conversamos com moradores e analisamos o projeto da obra. Hoje, os trabalhos seguem a todo vapor, com uma grande estrutura e agilidade dos homens da Seminf. Essa é uma obra que nos desafia pela dimensão e urgência, mas estamos determinados a fazer o melhor pela nossa cidade”, afirmou Rotta.

Os serviços são realizados com a utilização de uma técnica diferente do que é feito nas demais obras erosivas.

O diretor de engenharia Tabajara Júnior explicou que, como a área de desbarrancamento fica bem próxima à margem do rio, não é possível fazer o aterro compactado no local.  Por conta dessa dificuldade, é utilizada a técnica do solo grampeado.

O solo grampeado é uma técnica de contenção ou reforço de taludes que consiste, basicamente, no uso de elementos chumbadores enterrados. Utilizamos elementos, como ferro e argamassa de concreto, além de barras de aço, que são injetadas no solo para garantir total estabilidade”, mencionou o engenheiro.

No local, após a injeção de cabos de aço (tirantes), as equipes de obras da Seminf irão utilizar um concreto projetado para segurar o barranco.

Trabalho no local

Segundo as equipes de engenharia, aqui havia uma antiga tubulação de rede de drenagem com, pelo menos, 40 anos, que, por falta de manutenção, desanelou e erodiu, colocando em risco mais de 40 famílias e estabelecimentos comerciais.

Para moradores, como o aposentado José Bonifácio, 56, é um alívio saber que, principalmente em dias de chuva, o barranco não vai mais desmoronar.

É uma felicidade para todos nós que moramos aqui ver os homens da prefeitura trabalhando para conter esse barranco. Em dias de chuva, ninguém dormia, com medo de a casa desabar e levar a gente junto. É uma bênção saber que não vamos mais viver esse pesadelo, e eu agradeço ao prefeito David Almeida e ao vice Marcos Rotta por trazerem essa obra para o nosso bairro”, concluiu o morador.

*Com informações da assessoria

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Obras de contenção de erosão e recuperação asfáltica são fiscalizadas por Prefeitura, em Manaus

Estado repassa R$ 4,4 milhões à Prefeitura de Manaus, para contenção de erosão

Cinco municípios do AM recebem R$ 215,3 milhões para obras

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *