Manaus (AM) – A terceira rodada da pesquisa Eficaz de intenções de voto para o Governo do Amazonas mostra que o governador Wilson Lima (União Brasil) aparece na liderança, ultrapassando seu concorrente Amazonino Mendes (Cidadania). O estudo foi divulgado no domingo (11).
Conforme a Eficaz, Wilson Lima cresce na pesquisa de intenção de voto e alcança 30%. Já Amazonino Mendes aparece com 26,5%. Este cenário é o cenário estimulado, quando o entrevistador apresenta o nome dos candidatos.
Entrevistas
O instituto entrevistou mais de 2 mil eleitores na capital amazonense e em nove municípios do interior entre os dias 3 e 9 de setembro de 2022. São eles: Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo e Tefé. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pesquisa tem margem de erro de 2,8%, e coeficiente de confiança de 95%.
Ainda referente a pesquisa de intenção de voto estimulada, o índice indica Eduardo Braga (MDB) com 15,8%. Logo atrás vem Ricardo Nicolau (Solidariedade) com 4,6%, e Carol Braz (PDT) 2,6%.
A pesquisa mostra que Wilson Lima é o candidato que mais cresceu. Nas pesquisas anteriores da Eficaz, Lima possuía 23%. Depois cresceu para 26%, e agora, no terceiro estudo, tem 30%.
Já Amazonino, apresentou uma queda na intenção de voto ao longo da disputa eleitoral. No início, possuía 32%, depois desceu para 26%.
Na intenção de voto espontânea para o Governo do Amazonas da Eficaz, Wilson Lima permanece na liderança pelo voto dos amazonenses. Nesta modalidade, o pesquisador não mostra o nome dos candidatos para o eleitor.
De acordo com a Eficaz, Wilson Lima apresenta 22,9% dos votos. Em seguida, aparece Amazonino Mendes com 17,9%. Em terceiro vem Eduardo Braga com 7,5%, e Ricardo Nicolau, com 2,3%. Já Carol Braz tem 1,4% das intenções de voto.
Crescimento de Wilson Lima
Conforme o cientista político Helso Ribeiro, o crescimento do governador e candidato ao Governo do Amazonas, Wilson Lima, nas pesquisas de intenção de voto não aconteceu de forma imediata. Na verdade foi um processo gradual.
Para ele, a campanha de Wilson Lima tem trabalhado em ações para diminuir o índice de rejeição, algo que tem conseguido realizar com êxito. “De certa forma tem tido êxito, tanto que várias pesquisas já atestam esse crescimento”, afirmou.
Um dos pontos altos para a subida de Wilson Lima, de acordo com Helso Ribeiro, é sua popularidade nos municípios do interior do Amazonas, algo que também acaba refletindo na capital amazonense. Além disso, pontua a boa performance do atual governador em entrevistas na mídia, assim como também por aparecer constantemente em contato direto com a população nos diferentes bairros.
“Ele está fazendo uma campanha muito presente. Ele vai a bairro, aperta a mão, entra nas buraqueiras, e vai para os município. O marketing dele tem conseguido explorar de forma positiva”, afirmou.
Em relação à queda do candidato Amazonino Mendes nas pesquisas de intenção de voto, o cientista político observa que, apesar da experiência política de Amazonino em cargos eletivos no Amazonas, hoje há pouca presença de Mendes nas ruas. Isso somado ao fato de que ele também tem demonstrado problemas de saúde resultam em uma desconfiança da população.
“Só que a idade pesa. Ele tem estado ausente, às vezes ele dá um sumiço. Todos já sabem, já é público, que ele faz hemodiálise. Então, depois de uma sessão de hemodiálise a pessoa fica abalada. Já teve filmagens mostrando ele com um certo cansaço. Então, a população fica pensando: será aquele que vai governar ou o vice dele?”, analisou Helso Ribeiro.
Leia mais:
Wilson Lima lidera corrida eleitoral em nova pesquisa e abre vantagem sobre Amazonino
Wilson Lima assume liderança na disputa por Governo do AM, diz Pontual Pesquisas
Wilson Lima ganha direito de resposta sobre informações falsas divulgadas por Amazonino
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱