×
Prevenção

Bombeiros alertam sobre incêndios durante altas temperaturas no AM

O comandante-Geral do CBMAM, coronel Orleilso Ximenes Muniz, explica que o Amazonas está passando por um momento crítico, devido às altas temperaturas

Incêndio na Califórnia
Mais de 3 mil as pessoas já tiveram de deixar suas casas. -Arquivo/REUTERS/Fred Greaves

Manaus (AM)– Com as altas temperaturas e baixa umidade do ar, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) alertam para cuidados com utensílios que podem causar fogo que podem causar incêndios em residências, como gás de cozinha, velas, isqueiros, condicionador de ar, ventiladores e fiação elétrica.

O comandante-Geral do CBMAM, coronel Orleilso Ximenes Muniz, explica que o Amazonas está passando por um momento crítico, devido às altas temperaturas.

“Estamos passando por um momento crítico, devido à baixa umidade relativa do ar e às altas temperaturas. Isso tudo facilita a propagação de incêndios”, disse o comandante. E acrescenta que, por isso, é importante que as pessoas fiquem atentas para a utilização correta de materiais de fácil combustão dentro de casa.

O comandante explica que as instalações elétricas mal instaladas também podem sofrer sobrecargas e ocasionar incêndios, devido ao acúmulo de ligações em uma mesma tomada. “Evite ligar vários aparelhos na mesma tomada e faça a revisão das instalações elétricas periodicamente”, orientou o coronel Muniz.

Divulgação/CBMAM

Os ventiladores e condicionadores de ar se ficarem ligados durante muito tempo, podem aquecer e ocasionar curto-circuito e, posteriormente, um incêndio.

“É importante ter cuidado com os equipamentos elétricos. O uso demasiado de ventiladores e condicionadores de ar nesse período, conectado em instalações mal dimensionadas pode facilitar o início de um grande incêndio”, explicou o comandante

Cuidado com as crianças

O CBMAM alerta, também, para nunca deixar as crianças sozinhas em casa e nem utensílios que possam ocasionar incêndios ao alcance delas.

“Recentemente, os bombeiros foram atender uma ocorrência de incêndio em residência no bairro Japiim, onde três crianças estavam brincando de casinha com isqueiros dentro do quarto. Só não aconteceu uma tragédia maior, porque nossa equipe de combatentes chegou a tempo de isolar e extinguir as chamas”, disse Muniz.

“Velas, fósforos, isqueiros, álcool em gel ou galões de gasolina devem estar longe do alcance das crianças”, finalizou o comandante

Em casos de emergência, a população deve ligar para o telefone 193 do Corpo de Bombeiros.

*Com informações da assessoria

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Única sobrevivente do incêndio em loteria do Adolpho Lisboa recebe alta em Manaus

Famílias atingidas por incêndios em Manaus vão receber “Auxílio Aluguel”

Morre casal vítima de incêndio de Jutaí

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *