×
Chuvas intensas

Manaus deve manter alerta para fortes chuvas

Com o aumento de chuvas durante o inverno amazônico, os riscos de desabamento e alagamento aumentam em Manaus. Defesa Civil recomenda certos cuidados

Manaus (AM) – Na manhã desta quarta-feira (24), a Prefeitura de Manaus emitiu nota informando que a capital estava em Estágio de Atenção, isso o porque a previsão do Instituto de Meteorologia (Inmet) alertava para uma chuva intensa sobre Manaus, o que acabou não acontecendo pelo volume ter sido menor do que o esperado.

Ainda assim, a Defesa Civil alerta que toda incidência de chuva traz um potencial risco para a população. O órgão ressalta os cuidados durante o período chuvoso.

De acordo com a previsão, alguns locais da cidade apresentavam maiores riscos, como os próximos às margens dos igarapés do Mindú, Goiabinha, Passarinho, Bolívia, Barri Branco, Franco, Franceses, Cachoeira Grande e São Raimundo, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

Conforme o Inmet, a previsão era de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 milímetros por dia (mm/dia) e ventos intensos que poderiam variar de 60 a 100 quilômetros por hora (km/h).

Segundo a Defesa Civil, o volume de chuva foi inferior ao previsto e chegou ao entorno de 20 milímetros por hora. Mesmo sendo um número menor do que era esperado, o órgão alerta que toda precipitação de chuva ainda oferece risco e deve ser motivo de atenção pela população.

Durante a última semana, o órgão recebeu uma média de cinco a dez ocorrências por dia como deslizamentos e desabamentos em áreas de risco. Já nesta quarta-feira (23), apesar do alerta de atenção, não houve nenhuma ocorrência.

Margens dos igarapés do Mindú, Goiabinha, Passarinho, Bolívia, Barri Branco e Franco eram alguns dos lugares de risco. Foto: Reprodução

Desabamento

Entre os casos mais graves que a Defesa Civil atendeu, esteve o que ocorreu no bairro Petrópolis, na rua Raquel, Zona Sul de Manaus, no último sábado (23). No local, dez casas, com cerca de 15 famílias, foram afetadas pela forte chuva e estavam em zona de risco de desabamento. O órgão conseguiu retirar as famílias da região e as redistribuiu em locais seguros, como casas de familiares.

Riscos e cuidados

O Instituto Nacional informa sobre os altos riscos decorrentes das fortes chuvas como o corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, o Inmet recomenda que a população não fique embaixo de árvores e não estacione próximo a placas de propaganda e torres de transmissão, para evitar a ocorrência de queda e descargas elétricas. Também alerta sobre o uso de aparelhos eletrônicos, que devem estar fora da tomada.

O secretário executivo da Defesa Civil, o Coronel F. Júnior, também alerta para que a população mantenha cuidado sobre qualquer sinal de desabamento. Caso perceba alguma diferença no solo ao redor da casa, é necessário entrar em contato com o órgão.

A primeira medida que deve ser realizada por aqueles que moram em área de risco é atender aos alertas de chuvas emitidos para aquela região. Também observar as condições climáticas e condições de solo. Qualquer rachadura ou barulho na estrutura da casa deve ser um alerta e a família deve sair de casa e ligar para o número 199.

Edição: Leonardo Sena

Leia mais:

“Foi desesperador”, diz desabrigada após deslizamento em Manaus

Prefeitura de Manaus atende ocorrências durante chuva

Após chuva, buraco abre e causa retenção na avenida Torquato Tapajós

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *