×
operação eleições 2022

Crimes eleitorais são registrados em pleito no AM e fiscalizações são reforçadas

Cerca de 6 mil agentes de Segurança Pública do Amazonas estão empregados na Operação Eleições 2022

Atualização aconteceu no TRE. Foto: José Airton

Manaus (AM) – 23 pessoas foram detidas por crimes eleitorais neste domingo (2) de eleições. Foram registradas ocorrências de compra de votos, transporte irregular de passageiros, falsidade ideológica e propaganda irregular.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o pleito deste domingo é acompanhado em tempo real pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Cerca de 6 mil agentes de Segurança Pública estão empregados na Operação Eleições 2022.

“Contamos com muitas viaturas, embarcações e o emprego de uma aeronave. Nosso objetivo é que o pleito ocorra dentro da maior normalidade possível. O número de policiais foi intensificado em todos os municípios do Amazonas. Todas as delegacias do interior estão com um delegado”, destacou Mansur.

Até às 13h30 deste domingo (2), foram registrados sete casos de compra de votos, três ocorrências de boca de urna, uma ocorrência de violação de sigilo do voto, uma ocorrência de transporte ilegal de eleitores e cinco ocorrências de falsidade ideológica na esfera eleitoral. 607 materiais de campanha foram apreendidos.

O delegado da Polícia Federal, Fábio Pessoa, informou que todas as denúncias de crimes eleitorais estão sendo rigorosamente apuradas pela PF e que há resultados positivos desta parceria com a população.

“Apreendemos uma embarcação com destino a Parintins, onde eleitores haviam sido convidados para irem de graça ao município, sabemos que não é algo normal. Tivemos uma atuação preventiva em Itacoatiara, onde um posto de combustíveis foi lacrado por denúncias por compras de votos por combustível. Em Tabatinga, recebemos denúncias de corrupção eleitoral, onde alunos de um colégio receberam a promessa de uma suposta festa se formatura em troca de votos. Estamos recebendo muitas denúncias por meio do (92) 3655-1515 pedimos que os eleitores que visualizarem qualquer irregularidade façam a denúncia”, destacou Pessoa.

Em Tefé, foi apreendido a quantia de R$ 80 mil reais com pessoas ligadas a políticos locais que não comprovaram a origem dos valores. Em Manacapuru, foi apreendido R$ 2,5 mil por compra de votos, além de anotações.

“Pedimos aos eleitores que caso presenciem ações que configurem crime eleitoral e tenham capacidade de filmar essa ação, que documentem e nos enviem. As ações estão integradas entre os órgãos da Segurança Pública e buscamos garantir um pleito transparente “, finalizou o delegado federal.

Neste 2 de outubro, o horário de votação nas Eleições será unificado em todo território nacional. O início das votações foi às 8h e terminam às 17h (horário de Brasília). No Amazonas, a votação ocorre de 7h às 16h, exceto em 11 cidades, onde a votação começa às 6h e terminam às 15h.

Leia mais:

“A gente confia na decisão do povo”, diz Wilson Lima ao votar em Manaus

Lula vota ao lado de Alckimin e diz: ‘queremos um país que viva em paz’

Arthur Neto diz estar confiante na decisão do eleitor do Amazonas

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *