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Dicas para não se tornar vítima de golpe por celular

Estelionatários têm diferentes abordagens e métodos para enganar as vítimas, entre eles, falso sequestro, bilhete premiado e empréstimos

Falso sequestro, bilhete premiado da loteria, movimentações suspeitas no banco, empréstimos a juros muito baixos, pagamentos extras. Os estelionatários têm diferentes abordagens e métodos para enganar as vítimas. Para evitar os golpes, o delegado Mário Luiz da Silva, titular da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade, dá sugestões de como se prevenir.

Atenção ao telefone

Caso receba uma chamada ou mensagem oferecendo serviços bancários ou um convite para ir a escritório desconhecido, desligue a ligação na hora ou ignore o conteúdo. Os aparelhos celulares são a principal forma de contato dos golpistas, por isso, é importante ficar atento com quem troca informação.

Empréstimo só em empresas oficiais

Se há interesse em empréstimos, financiamentos ou em serviços semelhantes, o ideal é procurar empresas oficiais, como os bancos, que têm credenciamento e reputação conhecidos. Muitas vítimas são “pescadas” na rua pelos golpistas, que as convidam para conhecer escritórios e fazem promessas sobre dinheiro fácil.

Família, não abandone os idosos

Muitos idosos caem nos golpes por falta de informação e conhecimento sobre alguns serviços, principalmente bancários e tecnológicos. Aconselhá-los e orientá-los é criar uma rede de apoio que possa os proteger.

Não compartilhe dados pessoais ou bancários

Nome todo, data de nascimento, CPF, número da identidade, endereço, CEP, agência do banco e conta-corrente. Desconfie sempre que alguém ligar ou mandar mensagem pedindo essas informações. Com esses dados, os golpistas conseguem fazer compras, empréstimos, abrir contas e outros serviços usando o nome da vítima.

Não clique em links enviados por contatos não salvos

Com o telefone da vítima em mãos, os golpistas entram em contato com ela se passando por familiares, amigos, gerente do banco, pastor, chefe ou oferecendo serviços e pedindo ajuda. O contato também pode ser feito por e-mail. Não clique em links enviados, pois esses podem redirecionar para sites falsos que têm o objetivo de pegar informações pessoais.

Dê prioridade aos telefones e endereços oficiais de agências conhecidas

Dúvidas sobre serviços de banco, televisão, internet ou celular? Procure os canais de comunicação oficiais das empresas, como telefone, o serviço de atendimento ao cliente (SAC) e endereços. Se possível, peça para uma pessoa de confiança ajudar no contato.

*Com informações do Extra

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