×
Ação

Vítimas atingidas por incêndio no Bairro do Céu recebem assistência emergencial em Manaus

Ao todo, 281 pessoas ficaram desabrigadas

Fotos: Tiago Corrêa (UGPE) e Jimmy Christian (Seas)

Todas as 113 famílias impactadas pelo incêndio de sábado (20), no Bairro do Céu, Centro de Manaus, foram atendidas por uma ação emergencial promovida pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Ao todo, 281 pessoas ficaram desabrigadas. A ação também contou com a atuação da Defesa Civil do município e o apoio do Santuário Nossa Senhora Aparecida.

Como resposta imediata, as famílias receberam cestas básicas, colchões de casal e solteiro, além de lençóis, visando garantir conforto e suprimentos essenciais às vítimas.

Do total, 27 famílias foram abrigadas na Escola Municipal Dr. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, localizada no bairro Matinha, que prontamente abriu suas portas para acolher os necessitados. Além disso, 56 famílias optaram por se acomodar temporariamente na casa de parentes e amigos. O restante, 30 famílias não indicaram onde ficariam abrigadas.

“A ação reflete o compromisso do prefeito David Almeida em oferecer suporte imediato em situações de emergência, buscando proporcionar condições dignas aos cidadãos que enfrentam momentos difíceis. A gestão municipal permanece atenta às necessidades da população, trabalhando para garantir o restabelecimento da normalidade para as famílias afetadas”, declarou o secretário da Semasc, Eduardo Lucas.

Foto: Diego Lima / Assessoria Semasc

Para Welen dos Santos será difícil esquecer as cenas vividas na tarde deste sábado. “Foi muito difícil ver o sonho de uma vida inteira indo embora. Não sobrou nada da minha casa.  Muito triste passar por tudo isso”, declarou.

O sentimento também foi compartilhado por Sanayquei Silva, moradora há 22 anos. “A minha casa foi a única coisa que meu pai me deixou e agora não sabemos o que fazer. Se não fosse essa ajuda da prefeitura, dos vizinhos e de várias pessoas que se solidarizaram com a nossa situação, eu não sei o que eu faria”, concluiu.

As equipes da Semasc continuarão atendendo as famílias neste domingo (21).

Ajuda humanitária

Fotos: Tiago Corrêa (UGPE) e Jimmy Christian (Seas)

O Governo do Amazonas montou uma operação de ajuda humanitária em apoio aos moradores da comunidade Bairro do Céu, no centro de Manaus, onde um incêndio atingiu cerca de 30 casas, na tarde de sábado (20). Assim que soube do incêndio, o governador do Amazonas, Wilson Lima, determinou que as equipes sociais do governo dessem todo o apoio necessário à Prefeitura de Manaus no atendimento aos desabrigados. Pelo menos 110 famílias já foram atendidas pela operação.

De acordo com o secretário da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, o objetivo da Operação Bairro do Céu, que conta também com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), é dar assistência às famílias desabrigadas, providenciar abrigo e documentação para quem perdeu todos os pertences, assim como alimentos, água e itens de higiene.

As equipes do Governo do Amazonas chegaram ao local no início da tarde com a orientação de priorizar o acolhimento e dar toda a ajuda humanitária que os desabrigados precisam nesse momento, conforme explica a subcoordenadora Social da UGPE, Viviane Dutra.

“No primeiro momento, é apoio para cadastro e reconhecimento do perfil das famílias, identificação de toda emergência humanitária que a gente possa contribuir e, depois, concluir a tipificação da área como de calamidade pública para as tomadas de decisão pelos entes públicos que atuam nessas questões”, enumerou. A Unicef fez a doação de roupas para crianças e adultos e lencinhos umedecidos para limpeza e a Sejusc providenciou água e alimentos.

Sob o comando da Sejusc e da Seas, as equipes atuaram no cadastramento das famílias em um posto montado no Centro Social da Igreja de Aparecida, onde também estão sendo recebidas doações. De acordo com a secretária da pasta, Jussara Pedrosa, quem não tem casas de parentes para onde ir, será encaminhado para abrigos.

A ação da Sejusc contou com triagens para identificar as necessidades das pessoas atingidas, como emissão de documentos básicos, doações de roupas e água. Foram disponibilizadas equipes técnicas das áreas de Direitos Humanos; da Criança e do Adolescente; de Políticas para Mulheres; de Cidadania; dos Direitos da Pessoa Idosa; e da Pessoa com Deficiência.

Corpo de Bombeiros

Ao todo, 12 viaturas com 42 servidores do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas foram deslocados para o lugar do sinistro. Os servidores chegaram de forma rápida, com tempo resposta de apenas sete minutos. Os bombeiros acessaram a área por becos e montaram as linhas de mangueira de combate a incêndio fazendo um cerco no local atingido pelas chamas. Após o controle do incêndio, foi realizado o rescaldo.

Um homem de 52 anos foi encaminhado para o Serviço de Pronto Atendimento do bairro São Raimundo e, após passar por atendimento médico, ficou em observação e foi liberado.

Investigação

A Polícia Civil acionou a perícia do Instituto de Criminalística (IC), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), que irá apontar se o incêndio foi acidental ou criminoso. As investigações ficarão a cargo do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

*Com informações das assessorias

Leia mais

VÍDEO: incêndio de grandes proporções atinge casas no bairro do Céu em Manaus

Incêndio destrói galpão de fábrica na Zona Leste de Manaus; VÍDEO

VÍDEO: Incêndio atinge casas em beco do bairro Praça 14, em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *