Manaus (AM) – A capital amazonense amanheceu, neste sábado (2), sob uma forte chuva que atinge todas as zonas da cidade, além da região metropolitana. Até o momento, a Defesa Civil não registrou nenhuma ocorrência oficial.
O trânsito apresentou congestionamento em alguns pontos da cidade. De acordo com a Defesa Civil, choveu, nas últimas 24h, 31,8 milímetros em Manaus. As áreas mais afetadas, neste sábado, são Redenção, Compensa, bairro da Paz e São Jorge.
Desde o começo da semana que a capital vem registrando chuvas constantes. Esse volume de água influencia também no nível do Rio Negro, que deve atingir, entre junho e julho, a cota de inundação severa, conforme o alerta do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
Municípios afetados pela cheia
A Defesa Civil realiza o monitoramento dos municípios que deverão ser afetados pela cheia dos rios este ano.
Segundo o último levantamento feito pelo órgão, 12 municípios encontram-se em situação de atenção, seis municípios em situação de alerta, e cinco cidades seguem em situação de emergência.
O acompanhamento tem como objetivo subsidiar, tanto as ações da Defesa Civil em conjunto com as prefeituras municipais, quanto as tomadas de decisões por parte do órgão.
O levantamento de dados é realizado por meio do Subcomando de Ações de Proteção e Defesa Civil, através do Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa) e da gerência regional, que realiza, diariamente, o acompanhamento com os coordenadores de cada município.
Leia mais:
Fevereiro de 2022 bate média histórica de volume de chuvas em Manaus
Mesmo com alto nível de chuva, Rio Negro não deve atingir cota de 2021
Enchente 2022: Governo monitora chuvas e nível dos rios no Amazonas
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱