×
PIM

Zilia da Amazônia anuncia novos investimentos na ZFM para exportação de semicondutores

A meta é exportar produtos com “Made in Brazil” e “Made in Amazônia” até o fim deste ano

Os diretores da fábrica da Zilia Technologies da Amazônia anunciaram novos investimentos na Zona Franca de Manaus (ZFM) para ampliar a exportação de semicondutores e outros dispositivos de memória.

A meta é exportar produtos com “Made in Brazil” e “Made in Amazônia” até o fim deste ano. O foco inicial será a América Latina e os Estados Unidos, mas também há planos para a Europa e Ásia. 

A Zilia vê a oportunidade de fabricar no Brasil e distribuir para diversos países, iniciando pelo mercado sul-americano, que atualmente conta com poucas fábricas de TICs, sigla que identifica os chamados bens de informática e de comunicações.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou o processo produtivo da empresa e elogiou a iniciativa de intensificar a produção em Manaus visando à exportação.

“Estamos muito satisfeitos em ver de perto a capacidade inovadora e a infraestrutura de ponta da Zilia Technologies da Amazônia. Esta visita reforça nossa confiança nos novos investimentos anunciados e no potencial da Zona Franca de Manaus como um polo tecnológico estratégico para o Brasil e o mundo”, salientou Saraiva.

Investimentos

Para 2024 e 2025, a Zilia Technologies investirá R$ 650 milhões para diversificar seu portfólio de produtos e ampliar suas linhas de produção. 

Os investimentos serão direcionados as unidades de São Paulo e Manaus, além de atividades de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) até o final de 2025.

Na ZFM, a empresa fará melhorias importantes, de modo a suportar a produção de dispositivos montados que serão destinados a outros mercados. 

Durante reunião com a comitiva da Suframa, na segunda-feira (29), os executivos da empresa explicam que o objetivo dos novos investimentos é atender à crescente demanda local por chips de memória para smartphones, servidores, computadores pessoais, Internet das Coisas (IoT), setor automotivo e outros segmentos. 

Além disso, a Zilia planeja retomar a exportação de semicondutores, uma área onde o Brasil tem sido tímido. A empresa demonstrou potencial na reorganização da cadeia global de semicondutores e investiu para crescer localmente e para exportar.

Fábrica no PIM 

A fábrica está localizada numa espécie de “condomínio” formado por quatro grandes galpões onde estão sediadas outras três empresas renomadas do Polo Industrial de Manaus (PIM).

A Unidade Manaus da Zilia ocupa uma área de 4,6 mil metros quadrados e tem capacidade de produção anual de sete milhões de módulos montados, operando em três turnos.

Atualmente, a Zilia Technologies conta com acionistas nos EUA e na China, com a SGH detendo 19% das ações e a Longsys o restante.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Manauaras gastam 13,4% a mais na conta de energia elétrica por conta de ‘gatos’

Startup da ZFM é referência em aluguel de motocicletas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *