O prefeito David Almeida disse que irá deixar de comprar produtos da merenda escolar dos produtores rurais flagrados fazendo queimada no município de Manaus. Ele também prometeu distribuir calcário para os produtores prepararem o solo para o plantio.
Essas e outras medidas foram anunciadas na manhã desta segunda-feira (12). A prefeitura quer tentar minimizar os impactos das queimadas, principalmente no entorno da capital, que amanheceu pelo terceiro dia encoberta por fumaça.
“Nós estamos entrando com nossos equipamentos para mecanizar as áreas de produção. Como já temos o cadastro de todos os produtores rurais, nós ampliaremos a área de produção, áreas que já existiam, e nós aplicamos ali o calcário”, destacou Almeida.
As medidas fazem parte do programa “Manaus sem fumaça, produção sem queimadas”, que também contará com a criação de um comitê de combate às queimadas, além de outras ações.
Confira as medidas anunciadas:
- Campanhas publicitárias
- Criação do Comitê Municipal de Combate às Queimadas
- Articulação com os municípios da região metropolitana de Manaus e com a Associação dos Municípios do Amazonas para ações compartilhadas
- Publicação diária de boletins informativos
- Recomendações médicas e orientações sobre os cuidados com a saúde, pela Semsa
- Medidas para evitar o acúmulo e produção de vegetação seca para evitar queimadas
- Campanha de sensibilização sobre queimadas em espaços públicos
- Difundir entre os produtores rurais a alternativa de preparo do solo sem o uso do fogo.
Fumaça constante
Manaus amanheceu novamente encoberta por fumaça, chegando ao terceiro dia consecutivo de visibilidade comprometida e qualidade do ar afetada devido às queimadas.
Segundo o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (APP Selva), grande parte dos bairros da capital amazonense registram a qualidade do ar entre “ruim” e “muito ruim”.
De acordo com o Selva, os bairros mais afetados nesta segunda-feira são: Aparecida e Morro da Liberdade, com indicação de qualidade do ar “muito ruim”. Bairros como Dom Pedro, Adrianópolis, Compensa e Zumbi dos Palmares apresentam qualidade “ruim”.
A combinação da seca prolongada e das queimadas está agravando a poluição atmosférica, que tem afetado significativamente a qualidade do ar na capital amazonense.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que está atuando no combate e prevenção de incêndios florestais em todo o Estado.
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱