Um gavião-pedrês e dois filhotes de aracuã foram resgatados pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) na segunda-feira (11), em diferentes zonas de Manaus. As aves foram encaminhadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde recebem atendimento especializado.

Gavião foi encontrado ferido na zona norte

O gavião-pedrês (Buteo nitidus), uma ave de rapina de médio porte, foi encontrado no bairro Monte das Oliveiras, na Zona Norte. O animal apresentava fratura exposta na asa esquerda e foi levado à sede do Ipaam, onde passou por avaliação da Gerência de Fauna (GFAU) antes de ser encaminhado ao Ibama para exames e possível cirurgia.

Filhotes de aracuã foram resgatados no Parque Dez

Foto: Divulgação

No bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul, um morador encontrou dois filhotes de aracuã (Ortalis motmot) separados dos pais. O homem recolheu as aves para protegê-las do tráfego e acionou o Ipaam. Os filhotes foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde estão saudáveis e passam por triagem, exames e alimentação assistida antes de serem reintroduzidos à natureza.

Participação da população é fundamental

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou a importância da colaboração popular no resgate de animais silvestres:

“A participação cidadã é fundamental para o sucesso dessas ações. Ao encontrar um animal silvestre ferido ou fora de seu habitat, o ideal é não tentar manter o animal em casa, mas acionar imediatamente os órgãos ambientais competentes, que possuem equipe preparada para o atendimento adequado”.

Características das espécies resgatadas

O gavião-pedrês mede entre 44 e 60 cm, com envergadura de até 94 cm. Com plumagem cinza e branca, alimenta-se de aves, répteis e insetos. Atinge maturidade sexual por volta dos dois anos e habita diferentes tipos de vegetação.

O aracuã, maior espécie do gênero Ortalis, possui plumagem cinza e cauda com penas marrom-avermelhadas. Vive em bandos, se alimenta de frutos, folhas e flores, e colabora na dispersão de sementes. Seu período reprodutivo começa no início das chuvas.

Contato para resgates

O Ipaam orienta que qualquer cidadão pode solicitar resgates de animais silvestres pelo WhatsApp da Gerência de Fauna, no número: (92) 98438-7964.

(*) Com informações da assessoria

Leia mais: Gavião-real é resgatado no interior do AM e recebe tratamento em Manaus