O maior festival gratuito de artes integradas do Brasil, o #SouManaus Passo a Paço, passará por mais uma pesquisa quantitativa e qualitativa, conduzida por 66 pesquisadores acadêmicos de Turismo, História e Serviço Social da Universidade Nilton Lins, em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult. A iniciativa ocorre por meio de um Termo de Cooperação Técnica e tem como objetivo apresentar indicadores socioeconômicos detalhados do evento, fornecendo dados essenciais para avaliação institucional e aprimoramento de políticas públicas.
O diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, destaca a importância do levantamento: “A pesquisa é fundamental para entendermos a experiência do público, identificar oportunidades de melhoria e garantir que o festival continue sendo uma referência nacional, inclusivo e de alta qualidade”.
A pesquisa, realizada anualmente durante o festival, acompanha três públicos principais: permissionários/empreendedores, turistas e a população local. No ano passado, foram entrevistadas 2.294 pessoas, resultando numa aprovação de 96%. São analisados aspectos como estrutura, acesso, mobilidade interna, line-up, infraestrutura dos 17 palcos e serviços oferecidos. O estudo indica o que funciona bem, o que deve ser mantido e o que precisa de ajustes.
O levantamento também traça o perfil do público, que vem se tornando mais jovem ao longo dos anos. Enquanto pesquisas anteriores indicavam idade média de 45 anos, em 2023 e 2024 a média caiu para 37 anos, mostrando que o festival atraiu um público mais dinâmico, sem perder a diversidade de idades.
A pesquisa também mapeia a abrangência geográfica do evento, incluindo moradores de Manaus, visitantes de municípios próximos como Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva, além de participantes de outros estados e até cidades internacionais, como Bogotá, na Colômbia.
Com os dados coletados, os organizadores podem aprimorar a experiência do festival, aumentando conforto, segurança e atratividade para todos os públicos.
A edição de 2025 contará novamente com a pesquisa, reforçando o compromisso do festival com qualidade, acessibilidade e experiência do público, consolidando o #SouManaus Passo a Paço como referência no cenário cultural nacional.
Leia mais:
Artistas visuais procuram Vereador Peixoto para visibilidade no festival cultural “Sou Manaus”
