O Botafogo deu adeus à Copa Libertadores nesta quinta-feira (21), ao ser derrotado pela LDU por 2 a 0, no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito. O resultado reverteu a vantagem do jogo de ida, quando o time carioca havia vencido por 1 a 0 no Nilton Santos.

Os gols da classificação equatoriana foram marcados por Gabriel Villamil e Lisandro Alzugaray, de pênalti. Com o revés, o Glorioso não avançou às quartas de final e agora concentra suas forças no Campeonato Brasileiro. No domingo (24), às 18h30 (de Brasília), o adversário será o Juventude, no estádio Alfredo Jaconi, pela 21ª rodada.

Como foi o jogo

A LDU começou em ritmo acelerado, criando a primeira grande chance logo aos dois minutos, quando Bryan Ramírez finalizou para defesa de John. Pouco depois, Villamil abriu o placar ao aproveitar passe de Alzugaray e desvio da zaga botafoguense.

O Botafogo tentou reagir em chegadas de Savarino e Marlon Freitas, mas pecou nas finalizações. Antes do intervalo, os equatorianos quase ampliaram em chute perigoso de Ramírez.

Na etapa final, o cenário se repetiu. A pressão da LDU resultou em pênalti aos 15 minutos, após toque de mão de Marlon Freitas. Alzugaray cobrou firme e fez 2 a 0. Villamil ainda teve chance de transformar em goleada, mas chutou para fora.

Aos 37 minutos, Richard Mina foi expulso após entrada violenta em Jeffinho, deixando os donos da casa com um jogador a menos. Mesmo assim, o Botafogo não conseguiu se impor e só assustou em chute de Vitinho, que saiu pela linha de fundo.

*Com informações da CNN