O Flamengo derrotou o Barcelona nos pênaltis neste sábado (23), em pleno Maracanã, e conquistou o bicampeonato da Copa Intercontinental Sub-20. No tempo normal, Lorran e Iago marcaram para o rubro-negro, enquanto Jan Virgili e Álvaro Cortés anotaram para os espanhóis. Nas penalidades, o goleiro Léo Nannetti brilhou ao defender duas cobranças e garantir o título para os cariocas.
Este foi o segundo título do Flamengo na competição, considerada o “Mundial de Clubes” da categoria sub-20. No ano passado, o time carioca bateu o Olympiacos por 2 a 1.
Como foi a partida
O Barcelona assustou primeiro, aos oito minutos, quando Juan Hernández arriscou de fora da área, mas mandou à direita da meta rubro-negra. Três minutos depois, o Flamengo abriu o placar: Lorran avançou em velocidade e tocou para Matheus Gonçalves, que foi travado. A bola sobrou para Lorran, que limpou o goleiro e bateu forte para marcar 1 a 0.
O Flamengo quase ampliou aos 20 minutos, quando Joshua chutou cruzado e obrigou o goleiro Eder Aller a fazer grande defesa. O Barça respondeu com Jan Virgili, que rolou para Landry Farré finalizar em cima da defesa.
Nos acréscimos do primeiro tempo, Juan Hernández puxou contra-ataque e lançou Virgili, que chutou forte e carimbou a trave do Flamengo.
No segundo tempo, o Barcelona ameaçou aos sete minutos com Álvaro Cortés, que completou cruzamento e mandou para fora. Aos 12, Joshua recebeu passe de Ogundana Shola e finalizou com força, mas Aller defendeu.
O Barça cresceu e empatou aos 25 minutos. Virgili foi lançado em velocidade, deu chapéu em Iago, cortou para dentro e bateu no canto para empatar o jogo. Aos 37, Virgili passou pela defesa e rolou para Brian Fariñas, que chutou para fora. Logo depois, Sama Nomoko avançou pela direita e tocou para Shane Kluivert perder chance clara.
Nos acréscimos, Álvaro Cortés virou para o Barcelona de cabeça, mas Iago igualou no último lance, também de cabeça, deixando o placar em 2 a 2.
Nos pênaltis
O Flamengo venceu por 6 a 5. Nannetti defendeu as cobranças de Juan Hernández e Marcos Parriego, enquanto Carbone marcou a última para selar o título. Matheus Gonçalves desperdiçou a última batida que poderia garantir o título nos 90 minutos.
Campeões da Copa Intercontinental Sub-20
- 2022 – Benfica (venceu Peñarol)
- 2023 – Boca Juniors (venceu AZ Alkmaar)
- 2024 – Flamengo (venceu Olympiacos)
- 2025 – Flamengo (venceu Barcelona)
Leia mais
Atlético-MG elimina Flamengo nos pênaltis e avança às quartas da Copa do Brasil
