A capital amazonense será palco, de 3 a 5 de outubro, da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (FIGA), principal encontro gastronômico da região Norte. Realizado pela Abrasel Amazonas, o evento terá como tema “O grande mercado Amazônia” e vai ocupar o Centro de Convenções Vasco Vasques. A programação reúne chefs premiados, empreendedores de destaque, palestras, aulas-show e atrações para toda a família.
A abertura da feira acontece às 13h do dia 3 de outubro e marca também a 1ª Conferência Empresarial da Abrasel Amazonas, um espaço voltado a negócios e inovação no setor de alimentação fora do lar.
Às 15h, o presidente da Abrasel-AM, Franco Andrade, abre o ciclo de palestras com histórias inspiradoras, como a de Djalma Pinheiro Neto, fundador do Sushi Ponta Negra, que apresenta seu case de sucesso.
O público confere ainda:
- Diego Avelino, Diretor de Desenvolvimento da Subway para América Latina e Caribe, com o tema: como projetar ambientes gastronômicos para a nova geração de consumo;
- O casal Jessica e Leandro Kniphoff, criadores da JSK Burgers, com a palestra “Da falência ao milhão”;
- Pedro Henrique Leite, CEO do Grupo Azilados (CE), com a palestra “CEO de lanchonete, existe?”, sobre seu modelo de gestão ágil e inovador.
Destaques internacionais e a força da gastronomia brasileira
Nos dias 4 e 5 de outubro, a programação traz nomes internacionais:
- A equatoriana Diana Mora, da Fundação Pachamama, e o chef Esteban Tapia, referência em etnogastronomia, com a palestra “Sabores que conservam a Amazônia”;
- A chef boliviana Marsia Taha (Restaurante Arami, La Paz), que apresenta os contrastes entre a Amazônia e as florestas bolivianas.
Representando a diversidade gastronômica brasileira, participam:
- Chef Hiroya Takano, pioneiro da culinária japonesa no Amazonas;
- Ariani Malouf, referência da culinária do Pantanal;
- Selma Reis, ícone da cozinha amazônica contemporânea;
- César Adames, especialista em bebidas com carreira internacional.
Empreendedorismo e tradição amazônica em pauta

A feira também conta com a participação de:
- Chef Val Cabral, responsável por um projeto de empreendedorismo em comunidades;
- Wildney Mourão, gerente de empreendedorismo da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), que apresenta o Projeto Gigantio.
No encerramento, destaque para a roda de conversa “Ariá, um alimento de memória afetiva”, com a pesquisadora Noemia Kazue Ishikawa (INPA) e o jovem cientista amazonense Eli Minev, autor de um livro sobre o tubérculo amazônico.
A programação completa está disponível no site: figaamazonia.com.br
FIGA: mais que um evento gastronômico
Criada pela Abrasel Amazonas, a FIGA é uma plataforma de valorização da gastronomia amazônica como patrimônio cultural e vetor econômico. Ao integrar saberes tradicionais e inovação, o evento fortalece a cadeia produtiva, estimula negócios criativos e posiciona Manaus no cenário gastronômico mundial.
A edição 2025 reforça esse compromisso: além de estandes e aulas-show, o público poderá aproveitar sala de negócios, atividades infantis e experiências sensoriais, ampliando as oportunidades para empreendedores, chefs, produtores e artesãos da região.
Leia mais: Rapper Hungria é internado com suspeita de intoxicação por metanol
