As previsões climáticas indicam chuvas isoladas em grande parte do Brasil neste início de Carnaval. No entanto, o sol deve predominar durante boa parte do dia nas principais capitais da folia. Ao longo da tarde, as temperaturas sobem e, consequentemente, o calor combinado com a umidade favorece pancadas localizadas.
De acordo com a meteorologista Lady Custódio, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife apresentam esse padrão típico de verão. Ou seja, o calor aumenta ao longo do dia e, depois, pode provocar chuva passageira.
“Pode sim ter uma chuva mais isolada à tarde. Ao longo do dia, as temperaturas podem se elevar e aí, com a umidade, ter algumas chuvas isoladas durante a tarde. Mas em geral, o tempo é bom durante o dia inteiro”, disse a meteorologista nesta sexta-feira (13) em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.
Além das pancadas isoladas, o calor deve se intensificar em algumas áreas. Por exemplo, o Rio de Janeiro pode registrar temperaturas mais elevadas. “Poderemos ter temperaturas um pouquinho mais elevadas em alguns pontos, principalmente no Rio de Janeiro. Na cidade, as temperaturas podem chegar a 36 graus”, acrescentou.
Sul entra em alerta para tempestade
Enquanto o Sudeste deve enfrentar calor e chuva rápida, o Sul do país exige atenção redobrada. O Inmet alerta para “perigo potencial de tempestade” em grande parte da Região Sul, além do sul de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.
Além disso, o instituto aponta “grande perigo de chuva” entre Florianópolis e o litoral sul do Paraná. Nessa área, a chuva pode ultrapassar 60 milímetros por hora (mm/h) e, ao mesmo tempo, superar 100 milímetros por dia até este sábado (14).
Por outro lado, o Rio Grande do Sul deve ter cenário diferente. Lady Custódio afirma que deve prevalecer “tempo um pouco mais estável”. Caso chova, a precipitação deve atingir principalmente o norte do estado, na divisa com Santa Catarina.
“Em Porto Alegre, o tempo provavelmente ficará mais estável. A tendência é de tempo mais aberto para curtir o carnaval”, completou a meteorologista.
Norte e Nordeste têm risco de chuva intensa
No Norte e em parte do Nordeste, a previsão indica volumes mais elevados. Pode chover com intensidade no Amazonas (extremos leste e oeste), no Pará (faixa central), no Maranhão, no norte do Tocantins e no noroeste do Acre. Nessas regiões, a chuva pode alcançar até 100 mm por dia e, além disso, os ventos podem chegar a 100 km/h.
Por outro lado, no litoral do Nordeste — com exceção da Bahia — a previsão aponta chuva moderada. Nesses trechos, o volume pode chegar a 50 mm por dia, enquanto os ventos podem atingir 60 km/h.
“No nordeste, teremos aquelas chuvas mais isoladas. Temperaturas mais elevadas serão no interior dos estados nordestinos e, também, em Minas Gerais. No norte de Minas Gerais também poderemos ter temperaturas mais elevadas e tempo mais estático e aberto, interessante para o carnaval”, detalhou a meteorologista.
Sudeste e Centro-Oeste devem registrar calor predominante
No Sudeste, o sol deve aparecer com mais frequência e as temperaturas devem subir ao longo do dia. Além disso, a chance de chuva significativa diminui.
“A tendência é de tempo mais aberto e temperaturas um pouco mais elevadas. Por isso, vale lembrar a importância de as pessoas se hidratarem. Bebam muita água”, sugere Lady Custódio.
Em Brasília, os termômetros podem marcar cerca de 30 graus em alguns pontos. Ainda assim, podem ocorrer pancadas isoladas típicas do calor com umidade.
“Podem ocorrer algumas chuvas isoladas, comuns nas temperaturas elevadas, acompanhadas de umidade. Mas, em geral, a temperatura será um pouco mais elevada com tempo estável. Muito bom para curtir o carnaval”, explicou.
Diante desse cenário, especialistas orientam que foliões reforcem a hidratação, usem roupas leves e, principalmente, evitem exposição prolongada ao sol durante a tarde.
Atenção redobrada em áreas naturais
Quem prefere trocar os blocos por passeios em meio à natureza precisa redobrar os cuidados. Antes de sair, é fundamental consultar a previsão atualizada.
“Fiquem de olho na previsão do tempo, que a gente atualiza todos os dias. Quem tem plano de ir a esses lugares cheios de natureza, precisa fazer isso. Caso haja alguma previsão de chuva, é indicado que se evite mata e cachoeira”, explicou.
Além disso, a meteorologista recomenda que a população acompanhe os alertas da Defesa Civil e dos institutos de meteorologia. “Evitem lugares onde possa haver alagamentos”.
Se a chuva ficar forte ou vier acompanhada de trovoadas e raios, a orientação é sair imediatamente de áreas abertas. Também não se deve buscar abrigo sob árvores ou postes.
“Se estiver chovendo muito forte – ou mesmo se houver alguma perspectiva de chuva com trovoadas e raios –, é bom não ficar em área aberta. Também não é indicado se abrigar embaixo de árvore ou postes de energia porque, infelizmente, são pontos onde caem muitos raios.”
Leia mais:
