O Brasil está muito bem representado na principal categoria de acesso à Fórmula 1: Felipe Drugovich se tornou, neste sábado (10), o primeiro brasileiro a ser campeão da Fórmula 2 na história. E foi com muita emoção.
O título foi conquistado de maneira antecipada na corrida sprint da 13ª etapa da temporada 2022 da categoria, disputada no Autódromo Nacional de Monza, pelo Grande Prêmio da Itália. O competidor paranaense da equipe MP Motorsport lidera o campeonato com 233 pontos. Ele superou o vice-líder Théo Pourchaire, da Art Grand Prix, com 164 – que não pode mais alcançá-lo.
Apesar de ter deixado a corrida ainda na primeira volta, após sofrer contato com Amaury Cordeel na largada, Drugovich acompanhou a derrocada de Pourchaire no drama do Pit Lane com a MP Motorsport.
O último campeão em bases semelhantes foi Bruno Junqueira, em 2000, quando a categoria ainda se chamava Fórmula 3000 Internacional. Desde que foi renomeado primeiramente para GP2 Series (2005 a 2016), e atualizada para Fórmula 2, em 2017, nenhum competidor brasileiro havia vencido.
Líder desde a etapa 4, quando venceu em Barcelona, na Espanha, Felipe Drugovich teve outros três triunfos na temporada: Arábia Saudita, Mônaco e Holanda. Teve uma medalha de prata na Bélgica e uma medalha de bronze no Azerbaijão.
A corrida
Parecia uma largada limpa, mas o “Drugo”, ao chegar em 11º, sofreu contato e passou pela brita. Amaury Cordeel foi quem encostou na roda dianteira direita do brasileiro, tirando o carro da pista.
Assim, Drugovich teve sua suspensão quebrada e teve que deixar a corrida em direção aos boxes.
Relargada
Pourchaire conseguiu subiu três posições, para 11º, e efetuou a volta mais rápida, mas ainda precisava chegar, no mínimo, em sexto lugar para adiar o sonho de Drugo.
Enquanto isso, o outro brasileiro da categoria, Enzo Fittipaldi, conseguiu subir para a 12ª colocação.
Queda de Pourchaire e disputa com Lawson
O australiano Liam Lawson deu uma ‘mãozinha’ para Drugovich e conseguiu travar uma intensa disputa com o francês. Foi dramático para Pourchaire, que caiu para 15º, e, duas voltas depois, para último (17º).
Quando a corrida se encaminhava para os momentos finais, Pourchaire provocou colisão com Lawson e foi penalizado em mais 5s, dando adeus a qualquer possibilidade de conquista.
Vips ganha sprint em Monza
Diante de toda a expectativa da conquista do piloto de Maringá, foi o estoniano Juri Vips, da Hitech, que venceu a sprint race. O dinamarquês Frederik Vesti (Art) e o indiano Jehan Daruvala (Prema), nessa ordem, completaram o pódio.
Jack Doohan (Virtuosi), que foi pole, finalizou a corrida apenas na 8ª colocação.
*Uol
Leia mais:
Skatistas contam histórias de superação por meio do esporte em Manaus
Programa inédito no Amazonas detecta talentos do esporte nas escolas
Campeã brasileira de Fisiculturismo aponta que “preconceito caiu no esporte”
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱