Manaus (AM) – Neste domingo (2), o Ministério Público do Amazonas (MPAM) informou à imprensa que reuniu parte de seu corpo efetivo de membros e servidores para atuarem na fiscalização das eleições na Capital e interior do Estado.
Denúncias ao MPAM
- As principais denúncias recebidas pela Ouvidoria do MPAM foram:
- Violação do sigilo do voto;
- Corrupção eleitoral (compra de votos);
- Propaganda eleitoral irregular na Internet;
- Propaganda no dia da eleição (boca de urna/aliciamento de eleitor);
- Fornecimento de transporte e alimentação aos eleitores.
Os canais utilizados para as demandas foram formulário eletrônico, WhatsApp e atendimento telefônico.
O Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, esteve de manhã na Sede do MPAM e acompanhou o fluxo do trabalho plantonista de todas as áreas envolvidas, em especial a Ouvidoria e a Segurança Institucional.
Segundo o PGJ, o dia da votação é a finalização e o resultado de um planejamento de trabalho desenvolvido há quase 12 meses, para que o Direito Eleitoral fosse preservado e garantido.
“O trabalho do Ministério Público do Amazonas tem pilares de conscientização da sociedade quanto ao que é permitido durante as eleições, bem como o que é caracterizado como ‘crime eleitoral’. Nesse período, nos aproximamos da população e dilatamos os nossos canais de denúncias para que todas as informações fossem colhidas, com adoção célere às devidas providências “, explicou o PGJ.
O Órgão promoveu, no mês de julho deste ano, a capacitação de membros e servidores sobre atuação e legislação eleitoral nos dias atuais.
Além disso, alinhou iniciativas eleitorais com atuação conjunta da Procuradoria-Geral Eleitoral e promotores com função eleitoral, durante todo o período de campanha.
Leia mais:
Eleições 2022: Lula vence na Nova Zelândia e Austrália; Bolsonaro lidera no Japão
TRE-AM recebe mais de 70 denúncias de propaganda irregular
Instituto de pesquisa cita Débora Menezes entre potenciais candidatos nestas eleições
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱