×
AMAZONAS

Benjamin Constant recebe 1,5 mil luminárias de LED do governo do Amazonas

A balsa com 300 toneladas de equipamentos saiu de Manaus no dia 21 de setembro com destino ao Alto Solimões.

Divulgação
Divulgação

Manaus (AM) – Encontra-se na cidade de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus) a embarcação contendo 1,5 mil luminárias de LED, veículos e outros materiais para início da modernização da iluminação pública na cidade.

Os novos equipamentos, modernos e mais eficientes, vão substituir as lâmpadas a vapor de mercúrio, vapor metálico, vapor de sódio e mistas, que são usadas atualmente. O programa é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas e já está alcançou 18 municípios amazonenses.

A balsa com 300 toneladas de equipamentos saiu de Manaus no dia 21 de setembro e percorreu os rios Negro e Solimões por 10 dias até chegar a Tabatinga, onde ficou parte da carga. De lá, os materiais seguiram em outra embarcação para Benjamin Constant, localizado na fronteira com o Peru.

No Alto Solimões, os trabalhos já começaram em Tabatinga e agora terão início em Benjamin Constant, a partir do desembarque e montagem dos equipamentos.

Conforme o coordenador executivo em exercício da UGPE, Leonardo Barbosa, a nova tecnologia irá transformar o visual da cidade. “As luminárias de LED farão a diferença no dia a dia de quem vive nessa região de fronteira, além de garantirem mais eficiência energética e economia aos cofres públicos dos municípios”, salienta.

O diretor operacional da empresa Avanço Construções, Anderson Bittencourt, explica que o nível dos rios influencia na logística dos trabalhos. “Levamos em consideração os períodos de cheia e vazante e Benjamin Constant está agora no período de vazante, então o nível dos rios influencia diretamente na navegação e, consequentemente, na duração do percurso até o destino”, conta o engenheiro da empresa que realiza os serviços.

O programa de modernização da iluminação pública já foi concluído na área urbana de 13 municípios e 22 comunidades rurais.

Os serviços estão em andamento em Beruri, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga. Até o final deste ano, serão alcançados 27 municípios, no total, em todas as calhas do Amazonas.

  • Com informações da assessoria

Leia Mais:

Moradores de Tabatinga e Benjamin Constant reafirmam compromisso com Roberto Cidade

Wilson Lima diz que atuou para melhorar abastecimento de água em Benjamin Constant

Sistema de Abastecimento de Água será construído em Benjamin Constant

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *