×
Ações emergenciais

Dra. Mayara solicita ações da Defesa Civil em apoio aos municípios afetados pela seca

Alguns municípios do interior já declararam situação de emergência em razão da seca

Foto: Divulgação

Manaus (AM) – A deputada estadual Dra. Mayara (Republicanos) enviou, nesta quinta-feira (13), um requerimento à Defesa Civil de solicitação de ações emergenciais em apoio às regiões afetadas pela vazante dos rios no interior do Amazonas. Alguns municípios já declararam situação de emergência em razão da seca.

Em seu pronunciamento na Aleam, a parlamentar alertou sobre os impactos da vazante que dificulta a navegação, escoação da produção e abastecimento nas comunidades. Mais da metade dos municípios já estão em situação de alerta, as cidades que ficam no Vale do Javari e do Alto Solimões estão sofrendo com a seca intensa.

“Para que vocês tenham ideia, Benjamin Constant decretou situação de emergência na última segunda(10) por conta da crise de desabastecimento de alimentos e problemas no escoamento de 65 comunidades. Ontem o prefeito de Coari, Keitton Pinheiro, me ligou muito preocupado pedindo ajuda porque a seca dos rios tem sido muito severa esse ano e está trazendo grandes transtornos para nossa comunidade ribeirinha”, pontuou.

No último dia 11 de outubro, Coari também decretou situação de emergência devido à seca. O município teve uma redução de 85% do volume de água nos Rios Solimões, Rio Coari Grande, Rio Urucu, Rio Aroã, Lago de Coari, Rio Mamiá, Rio Copeá, Rio Codajás Mirim, Rio Piorini, Igarapé do Espírito Santo, Igarapé do Pêra e Igarapé do Buquara Santo. A baixa histórica do Rio Solimões afeta ainda a estação de Itapéua, em Coari, prejudicando 107 comunidades rurais e de forma grave 2.827 famílias.

Mayara solicitou celeridade da Casa Legislativa para aprovar os pedidos de calamidade pública que estão sendo solicitados pelos municípios, para que os gestores tenham flexibilidade na busca por apoio e assistência aos afetados.

“Também enviei um Requerimento à Defesa Civil para que acompanhe o desenvolvimento das ações emergenciais nos municípios e forneça o apoio necessário às famílias para que este fenômeno não venha causar nenhum tipo de escassez alimentar ou assistencial para quem precisa”, finalizou.

* Com informações da assessoria

Leia mais:

Após solicitação da Dra. Mayara, Governo do AM vai construir maior maternidade do estado

Rua dos Barés recebe serviços de limpeza após início da vazante

Seca dos rios causa atenção em 11 municípios do Amazonas, diz Defesa Civil

  

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *