As tropas russas estão avançando em direção a capital da Ucrânia, Kiev. Com isso, a TV ucraniana transmitiu instruções de como fazer um coquetel molotov, um tipo de bomba caseira feita com combustível.
Mais cedo, o Ministério da Defesa disse em uma rede social que os moradores de Kiev devem “preparar coquetéis molotov” para deter os invasores.
Segundo o ministério, há russos no distrito de Obolon, em Kiev. Os moradores foram orientados a se proteger.
O movimento parece confirmar a hipótese de que a Rússia de fato mira Kiev como seu principal alvo nesta guerra, ainda que haja combates e ataques ocorrendo em quase todas as partes do país —inclusive o oeste, área considerada mais imune devido à sua proximidade da fronteira com a membro da Otan (aliança militar ocidental) Polônia.
Os moradores da capital acordaram com sons de explosões de mísseis balísticos, provavelmente modelos Iskander lançados de Belarus, e de cruzeiro, disparados de aviões. Um caça Su-27 ucraniano, modelo soviético usado por Moscou e Kiev, foi abatido sobre a cidade e caiu sobre um bloco residencial, deixando um número incerto de vítimas.
A imagem correu a internet, com o avião em chamas iluminando o céu da madrugada. A Ucrânia fala em 137 mortos de seu lado e talvez 800 baixas russas, o que não é aferível.
*Com informações do G1 e Folha
Leia mais:
Por que a Rússia está atacando a Ucrânia? Entenda o conflito
Família ucraniana se esconde em porão para fugir de bombardeios russos
Líderes políticos do Brasil se posicionam em meio à guerra entre a Rússia e Ucrânia
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱