×
Gestão Municipal

Semsa realiza prestação de contas sobre 2º quadrimestre à CMM

Parâmetros estabelecidos na Programação Anual da Saúde (PAS) foram atingidos, segundo o balanço

Foto: Divulgação

Manaus (AM) – A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apresentou prestação de contas, na manhã desta quinta-feira (20), para a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Participaram da audiência pública o subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, o subsecretário de Gestão Administrativa e Planejamento, Nabig Salem, e demais técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A prestação de contas realizada pela Semsa cumpre o que determina a legislação, com objetivo de dar transparência à aplicação dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e monitorar, a cada quadrimestre, a execução da Programação Anual de Saúde (PAS).

“A gente usa as metas da PAS como nosso foco e fazemos um planejamento para que todas elas sejam alcançadas. Hoje vimos na casa do povo, na Câmara Municipal, para fazer essa apresentação e saímos daqui com a sensação de dever cumprido, porque tivemos êxito na grande maioria das ações previstas, e ultrapassamos muitas metas estabelecidas”, afirmou o subsecretário Djalma Coelho.

Destaques

No segundo quadrimestre, entre maio e agosto, a PAS compreendeu 32 indicadores de saúde, com metas estabelecidas para fortalecer a atenção à saúde de mulheres, crianças, indígenas, vigilância alimentar e nutricional, pacientes com condições crônicas, vacinação, entre outros.

De acordo com Djalma, alguns dos destaques são: a ampliação de indígenas, migrantes e refugiados atendidos pela rede municipal de saúde; aumento no número de gestantes com consultas odontológicas e de pré-natal em dia; redução na taxa de gravidez na adolescência; e redução no número de novos casos de sífilis congênita em menores de 1 ano de idade.

“A maioria dos indicadores está acima da meta e isso demonstra a seriedade, o compromisso e a competência da gestão e dos servidores da Semsa com a saúde da população de Manaus. Eu me sinto satisfeito em ver em uma audiência pública números tão satisfatórios, inclusive em relação ao cuidado com a questão financeira, em mostrar quanto foi gasto e em que foi gasto”, declarou o presidente da Comissão de Saúde da CMM, o vereador Doutor Daniel Vasconcelos.

* Com informações da assessoria

Leia mais:

Médicos convocados pela Semsa devem se apresentar até esta quinta (29)

Prefeito David Almeida assina a nomeação de mais 40 médicos aprovados no concurso público da Semsa

Mais de 40 médicos aprovados no concurso da Semsa são nomeados em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *