Manaus (AM) – O igarapé da comunidade João Bosco, Zona Centro-Oeste da capital amazonense, recebeu trabalhos de limpeza da Prefeitura de Manaus com o intuito de minimizar o acúmulo de resíduos. Nesta terça-feira (8), 20 servidores retiraram garrafas PET, sacos plásticos, pedaços de sofá, geladeiras, fogão e outros itens domésticos, que ficam evidentes durante o atual período de vazante.
Além da limpeza diária realizada, houve um trabalho de conscientização junto aos moradores da localidade, no sentido de explicar sobre a forma adequada de descartar os resíduos, horários e quanto o meio ambiente é prejudicado pelo desrespeito do ser humano.
O secretário da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Sabá Reis, disse que esse trabalho visa também se antecipar aos meses de chuva, quando os igarapés sofrem com o acúmulo de lixo.
“A população precisa nos ajudar a combater os resíduos nos igarapés. A prefeitura vem fazendo sua parte, se a população colaborar, vamos vencer essa guerra”,
destacou Sabá.
Descarte correto
Para evitar que materiais de grande porte, como sofás, camas e geladeira sejam descartados irregularmente nos igarapés ou em vias públicas, a Prefeitura de Manaus segue com a coleta agendada de grandes objetos. O programa funciona por agendamento, realizado via aplicativo de mensagens ou ligação. Para utilizar o serviço, é necessário entrar em contato com a Semulsp, por meio do WhatsApp (92) 98415-9563 ou 98459-5618.
A população também pode contar com a coleta seletiva, coordenada pela Semulsp, que ocorre todos os dias. Os manauaras podem separar os próprios resíduos recicláveis e levar até um dos 38 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) mantidos pela Prefeitura de Manaus, em parceria com associações e grupos de catadores.
O serviço consiste em incentivar a população a separar o lixo doméstico, entregando para a reciclagem os materiais que podem ser reaproveitados, como garrafas PET, embalagens de plásticos, latinhas, papel e papelão, entre outros produtos.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Seca evidencia realidade histórica do lixo na orla do Educandos
Procedimento deve acompanhar impactos da vazante em 11 municípios do AM
Prefeitura reforça limpeza na zona Leste de Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱