×
Jogo de tabuleiro

Professor e estudantes do AM são destaques em Campeonato de Xadrez

Realizado pela FIDE, o campeonato internacional contou com a participação de mais de 500 enxadristas e 85% dos jogadores tinham titulação

Manaus (AM)- A dupla de estudantes da rede estadual Marcelo Miraval e Suan Lira, e o professor Andrey Neves, da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Elisa Bessa Freire, disputaram a oitava edição do Floripa Chess Open 2022.

A competição começou no dia 21 de janeiro e finalizou no domingo (30), no Lira tênis clube, em Florianópolis. Os competidores recebem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto.

Conquistando a medalha de prata na categoria Chess School, o estudante Marcelo Miraval, de 12 anos, é um dos representantes da equipe amazonense. Ele diz estar muito empolgado com a competição, feliz com o resultado e a experiência obtida de estar em um torneio mundial.

“Eu estou muito feliz de ter conseguido ganhar uma medalha neste torneio internacional, foi muito legal competir assim. Eu planejo seguir a carreira do esporte, então vou me dedicar mais para crescer e conseguir a medalha de ouro”, diz o aluno.

Além da conquista da medalha, os estudantes também conquistaram o Rating da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e Federação Internacional de Xadrez (FIDE).

O treinador Andrey Neves, também professor e Mestre FIDE (FM) de xadrez, está muito orgulhoso dos alunos, além de reforçar a experiência e agradecer o incentivo dado pelo Governo do Amazonas.

“Tivemos uma ótima participação dos meninos, eles conseguiram obter novas conquistas, além da experiência no campeonato. Suas evoluções são notáveis, eles aprenderam muito com tudo e isso é muito bom”, reitera o treinador.

Realizado pela FIDE, o campeonato internacional contou com a participação de mais de 500 enxadristas e 85% dos jogadores tinham titulação. Ao todo, foram dez rodadas onde os jogadores tiveram 90 minutos e mais 30 segundos por jogada no tabuleiro.

FOTOS: Divulgação/Acervo Pessoal

Pontuação

Após dez rodadas, os representantes estaduais encerraram as suas participações com 14 vitórias e sete empates, fechando ao todo 14 pontos no torneio.

O aluno Marcelo Miraval obteve três pontos e a medalha de prata na Chess School. Já Suan Lira conquistou quatro pontos e meio, finalizando em 4° lugar no torneio na Categoria Sub-14. O professor Andrey Neves obteve sete pontos no torneio.

Aluno Marcelo vence medalha de prata FOTOS: Divulgação/Acervo Pessoal

O 8º Floripa Chess Open 2022 – Alínea Urbanismo é um torneio aberto a qualquer enxadrista, essa edição tem como objetivo contribuir para melhoria do nível técnico do xadrez brasileiro e sul-americano, além de incentivar o esporte, congregar a comunidade enxadrística nacional e promover o intercâmbio cultural e social.

A competição internacional, criada em janeiro de 2015, promove um painel de análise do xadrez como objeto de pesquisa e intervenção em diversas áreas do conhecimento, em especial na educação e saúde.

*Com informações da assessoria

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *