×
Telemonitoramento

Em Manaus, telemonitoramento de pacientes com tuberculose já atendeu 1.276 pessoas

O telemonitoramento foi instituído como forma de fortalecer o acompanhamento dos pacientes com tuberculose

Manaus (AM)- O serviço de telemonitoramento de pacientes com tuberculose já atendeu 1.276 pessoas na rede de saúde em Manaus.

O programa foi criado em novembro de 2020. Atualmente, 723 pacientes estão sendo monitorados no serviço disponibilizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Segundo a secretária da Semsa, Shádia Fraxe, o telemonitoramento foi instituído como forma de fortalecer o acompanhamento dos pacientes com tuberculose a partir do contato por telefone, mesmo no período de pandemia da Covid-19, quando muitas pessoas evitaram procurar uma Unidade de Saúde pelo risco de contaminação do novo coronavírus.

“Como a estratégia mostrou resultados positivos, a Prefeitura de Manaus decidiu manter o telemonitoramento nas ações do Programa Municipal de Controle da Tuberculose. É uma forma de reforçar a garantia do acesso ao atendimento, a adesão do paciente ao tratamento e a redução de casos de abandono, complementando o trabalho realizado pela equipe da Unidade de Saúde onde o paciente recebe o atendimento”, destaca Shádia Fraxe.

Para executar o serviço de telemonitoramento, a Semsa disponibiliza uma equipe formada por dois médicos infectologistas, dois pediatras e um enfermeiro, que fazem contato com o paciente por telefone pelo menos uma vez ao mês, acompanhando o tratamento medicamentoso, que dura no mínimo seis meses.

No total, já foram realizadas 5.382 ligações com sucesso pelo serviço, sendo 339 em 2020, 4.276 no ano passado e 767 este ano.

Para a médica infectologista Silvana de Lima e Silva, que atua no telemonitoramento da tuberculose, o serviço vem sendo importante por ultrapassar barreiras geográficas, usando a tecnologia a favor da saúde dos pacientes, mesmo à distância.

“Podemos acessar o paciente com mais rapidez, avaliar sua condição atual de saúde e orientar quanto às medidas eficazes de tratamento e controle da tuberculose. Muitos têm dúvidas sobre as reações adversas dos medicamentos e em relação ao período de transmissão da doença. Então, nesse momento podemos orientar melhor sobre esses e outros aspectos, direcionando o atendimento a cada realidade encontrada. Também é imprescindível a participação da equipe, estreitando o relacionamento com o paciente, no reforço da adesão ao tratamento e dando maior confiabilidade e segurança para que não abandone o uso dos medicamentos”, afirma Silvana.

Casos de tuberculose

Como estratégia para mudanças nos indicadores epidemiológicos de tuberculose em Manaus, capital brasileira com a maior taxa de incidência da doença, a Semsa tem atuado para ampliar a detecção de casos novos.

No ano de 2019, a Semsa realizou 11.515 exames de pacientes sintomáticos respiratórios (pessoa com tosse por duas semanas ou mais). Em 2020, quando iniciou a pandemia da Covid-19 e houve redução na procura por exames nas UBSs, foram realizados 7.991 exames. No ano passado, o número de exames de sintomáticos respiratórios chegou a 9.872.

Com maior número de exames realizados, houve também aumento na detecção de casos no ano passado, com registro de 2.316 casos novos de tuberculose em Manaus, representando uma taxa de incidência de 102,7/100 mil habitantes. “Em relação a 2020, houve aumento de 11,6% de casos notificados, e uma equiparação aos casos diagnosticados em 2019. No início deste ano, Manaus já registra 279 casos novos da doença”, informa o enfermeiro.

*Com informações da assessoria

Fotos – Camila Batista / Semsa

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Maioria de mortes por Covid são de não vacinados

Alunos da Fametro são aprovados em programa de residência e mestrado

Cálculo renal afeta vida de uma em cada 10 pessoas no Brasil

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *