×
Saúde

Equipe de Lula denuncia falta de dados da Saúde sobre vacinação

A equipe do petista fez um alerta sobre a coberturas vacinais no Brasil, enfatizando que o governo Bolsonaro “destruiu” o Programa Nacional de Imunizações (PNI)

Vacina, vacinação,seringa, covid 19

Brasília (DF) – O Grupo de Trabalho de Saúde da transição de governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), denunciou nesta sexta-feira (25) que a administração de Jair Bolsonaro não repassou dados importantes sobre o estoque de medicamentos e prazos de validade de remédios e vacinas contra a Covid-19.   

A equipe do petista fez um alerta sobre a coberturas vacinais no Brasil, enfatizando que o governo Bolsonaro “destruiu” o Programa Nacional de Imunizações (PNI) durante seu mandato.   

Desta forma, de acordo com o ex-ministro da Saúde Arthur Chioro, que faz parte do grupo, existe o risco de que os imunizantes contra a Covid-19 sejam descartados já a partir de janeiro de 2023.   

“Duas informações são fundamentais. Qual é o tamanho do estoque e qual é o prazo de validade. Quando falamos de medicamentos, imunobiológicos, essa questão é decisiva”,  

disse ele. 

Para o senador Humberto Costa (PT-PE), integrante do núcleo também, o Brasil vive uma “possível nova onda” da pandemia, enquanto a vacinação contra a doença está “muito aquém” do esperado.   

Segundo dados das secretarias estaduais de Saúde, 84,72% da população brasileira tomou a primera dose da vacina; 80,08% receberam a segunda dose; e 49,4% tomaram a dose de reforço.   

“A pandemia não acabou. E nós estamos vivenciando, na nossa avaliação e na avaliação de alguns cientistas que estão fazendo estudos epidemiológicos, o início de uma possível nova onda. Estamos perto de 690 mil mortes”, acrescentou Costa.  

O senador explicou ainda que o governo eleito se preocupa com a imunização dos cidadãos e é necessário que a vacinação anti-Covid seja reforçada em todas as faixas etárias.   

“Uma preocupação que nós temos é com a vacinação. A vacinação está muito aquém daquilo que seria desejado para todas as faixas etárias”, 

disse Costa, que já havia afirmado que a área da Saúde precisa de R$22 bilhões a mais do que foi previsto pelo governo de Bolsonaro.  

A declaração foi dada durante entrevista coletiva no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, após reunião. Entre os presentes também estavam os ex-ministros Aloizio Mercadante e José Gomes Temporão.   

Mais cedo, Lula chegou a dizer a representantes da área da saúde que o governo precisa convencer a população sobre a eficácia das vacinas e reforçou que vai cobrar de lideranças evangélicas apoio às campanhas de vacinação, podendo até responsabilizar as igrejas por mortes.   

“Eu pretendo procurar várias igrejas evangélicas e discutir com o chefe delas: ‘Olha, qual é o comportamento de vocês nessa questão das vacinas?”, declarou Lula. “Ou vamos responsabilizar vocês pela morte das pessoas”, acrescentou. (ANSA).   

*Com informações do Istoé

Leia mais:

Deputado Sinésio Campos participa de reunião com equipe de transição de Lula

Quem vai entregar a faixa a Lula?

Copa na Arena oferta vacinação contra Covid-19 durante jogos do Brasil no mundial de futebol

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *