×
SEGURANÇA

Amazonas registra crescimento de 8% no número de prisões, aponta SSP-AM

Ao longo de todo o ano passado, sistema de segurança pública efetuou detenção de 9,6 mil infratores

Os números apontam que, por dia, a Polícia Militar e a Polícia Civil do Amazonas efetuaram uma média de 27 prisões de criminosos.

Manaus (AM) – O Amazonas fechou 2021 com um crescimento no número de pessoas presas por envolvimento com a criminalidade. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), ao longo dos 12 meses, houve 9.693 prisões, um crescimento de 8% na comparação entre janeiro e dezembro do ano anterior.

Os números apontam que, por dia, a Polícia Militar e a Polícia Civil do Amazonas efetuaram uma média de 27 prisões de criminosos, grande parte deles envolvidos com o tráfico de drogas.

Só esse delito representou 31,3% das detenções efetuadas em 2021, que somaram 3.123 traficantes colocados à disposição do Poder Judiciário estadual.

Em janeiro deste ano, a SSP-AM divulgou que o número de prisões em 2021 no Amazonas foi de 8.056. O número aumentou, conforme os dados do Centro Integrado de Estatística da Segurança Pública (Ciesp).

A quantidade de prisões, armas e drogas são atualizadas à medida que os laudos de dezembro de 2021 são finalizados.

A alta nas prisões é reflexo da ofensiva das forças de segurança contra a criminalidade. Nas chamadas “manchas vermelhas”, as operações policiais para coibir o tráfico foram intensificadas a partir do mapeamento criminal, seja por registro de Boletins de Ocorrência, levantamentos de Inteligência e denúncias anônimas da população ao serviço telefônico 181, da SSP-AM.

Avançamos nas zonas mais perigosas da capital para identificar e prender aqueles cidadãos que cometiam crimes e levavam intranquilidade para a nossa população. Além do trabalho de patrulhamento e investigações regulares, tivemos mais operações policiais, justamente para dar resposta a essa movimentação da mancha criminal”, salientou o secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur.

No ano passado, o Governo do Amazonas reforçou investimentos nas forças policiais do Estado. Houve convocação de mais de 400 policiais militares para o patrulhamento nas ruas, além da entrega de novos equipamentos, como armas e viaturas.

Essas ações fazem parte do programa Amazonas Mais Seguro, que envolve um pacote de medidas estruturantes para todo o sistema de segurança.

O combate ao tráfico de drogas é um foco de trabalho policial para redução de outros indicadores criminais, como os homicídios, por exemplo.

Cerca de 80% dos assassinatos registrados no estado se originam no comércio ilegal de entorpecentes.

Além da prisão de criminosos intermediários, as polícias também atacaram o braço econômico dessas facções criminosas, com a apreensão de grandes cargas de entorpecentes. Só no ano passado, foram 18,5 toneladas apreendidas a partir das operações policiais.

Segurança nos bairros

Outro ponto prioritário da segurança pública foi aumentar as operações policiais de prevenção e presença policial. De acordo com o secretário de Segurança, diariamente as equipes lideradas pela SSP estão em campo fazendo o reforço em pontos estratégicos da capital.

Um dos braços da pasta é a Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), que executa a operação Cidade Mais Segura, com reforço de policiamento, apuração de denúncias da população e cumprimento de mandados de prisões judiciais em aberto.

Diariamente, estamos nas ruas com um objetivo muito claro que é o de levar tranquilidade para as pessoas e colocar à disposição da Justiça aqueles que estão cometendo delitos. Seja através da Inteligência ou da repressão qualificada, eles estão sendo identificados e presos”, salientou o secretário.

*Agência Amazonas

Leia mais:

Cinco indivíduos são presos e organização criminosa é desarticulada no Amazonas

Presa quadrilha que sequestrou bancária em Manaus

Quatro pessoas são presas em Manaus por porte ilegal de arma de fogo

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *