×
Redes sociais

Unesco convida Lula e Barroso para fórum que vai propor regulamentação de redes sociais

O Fórum também contará com a participação do youtuber Felipe Neto

Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, participa das comemorações dos 43 anos de criação do Partido dos Trabalhadores (PT) no centro de convenções de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso e o youtuber e influenciador digital Felipe Neto foram convidados para participar de um fórum mundial da Unesco que vai debater propostas para regulamentar as redes sociais e combater a desinformação e fake news.

O fórum da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) vai acontecer em Paris entre os dias 21 e 23 de fevereiro.

A Unesco diz que o presidente Lula não estará fisicamente presente ao evento por questões de agenda, mas que deve enviar mensagens de vídeo dando apoio à iniciativa. O vídeo seria um dos pontos importantes da conferência e levaria a mais discussões sobre o tema.

Lula já se posicionou diversas vezes em favor de uma regulamentação internacional mais dura das redes sociais. Ele chegou a defender que o assunto fosse tratado diretamente pelo G-20, o grupo das maiores economias do mundo.

O ministro Barroso confirmou que vai à capital da França para participar do evento. Segundo a programação da Unesco, o ministro vai falar sobre como as redes sociais são utilizadas para disseminar discursos que defendem golpes de estado.

Barroso também já defendeu várias vezes a necessidade da regulamentação das redes sociais.

No início deste mês, o ministro disse em um evento no Espírito Santo que “precisamos, em alguma medida, regulamentar a internet e as mídias sociais, para que elas sigam nos trilhos da civilidade e da ética”.

A Unesco também confirmou que Felipe Neto, um dos maiores influenciadores digitais do Brasil, com mais de 44 milhões de seguidores no YouTube, estará presente à conferência.

Neto já se envolveu em diversas polêmicas no ambiente digital e foi muito atacado através de fake news nas redes.

Esta será a primeira conferência global da Unesco sobre o tema, reunindo mais de 1.500 representantes de governos, empresas de mídia social, academia, reguladores e sociedade civil. A Unesco diz que a internet é uma importante ferramenta para a comunicação e a disseminação do conhecimento.

No entanto, “as plataformas de mídia social também estão espalhando desinformação, discurso de ódio e teorias da conspiração que danificam o tecido de nossas sociedades, semeando desconfiança, exacerbando a polarização política, ajudando a semear o extremismo e minar as condições para a coexistência pacífica – em particular eleições livres e justas”.

Segundo a entidade, os modelos de negócios de mídia social “favorecem o envolvimento e a lucratividade acima da segurança e dos direitos humanos”.

Para a Unesco, a conferência é uma resposta a um apelo global à ação do Secretário-Geral das Nações Unidas, Antonio Gutérres, para enfrentar a disseminação da desinformação e a negação de fatos cientificamente estabelecidos, que representam “um risco existencial para a humanidade”.

*Com informações da CNN

Leia mais:

Filme produzido no Museu Amazônico participa de festival da Unesco em Paris

“Amazonino se dedicou a causa da vida pública até o fim”, lamenta Lula

Com Silas Câmara, bancada evangélica decide se vai rivalizar ou selar paz com governo Lula

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *