A Policlínica Codajás, unidade de saúde a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou na sexta-feira (26), mais uma edição da Pesquisa Transellus, com exames para identificar Papiloma Vírus Humano (HPV) e flora microbiota vaginal, especificamente para homens trans, indivíduos não binários, mulheres homoafetivas e bissexuais. A iniciativa foi realizada em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no ambulatório da Policlínica, localizada na avenida Codajás, 26, na Cachoeirinha, zona sul da capital.
Os atendimentos foram realizados no Ambulatório de Diversidade e Gêneros Sexuais da unidade, que oferece exames extras em saúde para os usuários. Além dos exames, também foram realizadas consultas ginecológicas e procedimentos em saúde odontológica.
O diretor da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo, enfatiza que a unidade disponibiliza especialistas e insumos para contribuir com o melhor atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Estamos com a pesquisa há uns meses, e tudo que vier para agregar mais saúde para a comunidade é sempre bem-vindo. Nossa maior preocupação é o bem-estar de todos e com toda nossa equipe profissional é possível ter um SUS humanizado”,
disse.
Acontecerá ainda mais três edições da pesquisa na unidade, sendo uma por mês. Ao fim da pesquisa, o objetivo é identificar a prevalência do vírus do HPV na população atendida para pesquisas internas e, com base nos dados coletados, gerar futuras políticas públicas em saúde para essa categoria.
Yuri Cavalcante, é um homem transexual e há cinco anos frequenta o ambulatório onde realiza consultas e exames. Ele conta que ficou sabendo da pesquisa via rede social e decidiu aproveitar e colecionar mais um registro em saúde, de muitos exames, que guarda em uma pasta encadernada por ele.
“Sou bem organizado com meus exames e tenho eles guardados desde 2018, então este cuidado aqui hoje serve para a minha vida emocional e é um estímulo grande para a nossa comunidade, algo bem especial. Qualquer exame é válido para nossa saúde. Isso é muito importante”,
declarou.
A coordenadora do Ambulatório de Diversidade e Gêneros da Policlínica Codajás, ginecologista Dária Neves enfatiza a importância do exame de HPV para prevenir o câncer de colo de útero.
“Essas pessoas terem acesso a esse exame é maravilhoso. Nós vamos dar continuidade a pesquisa até concluir o número total dessas amostras que são de 200, então vamos fazer publicações a respeito da temática para criar mais políticas públicas”,
finalizou.
Ambulatório
Com cinco anos de existência, o Ambulatório de Diversidade Sexual e Gêneros da Policlínica Codajás, já possui hoje cerca de 600 usuários cadastrados fixos, que mensalmente fazem consultas e exames com uma equipe multidisciplinar. O serviço é porta aberta e funciona de segunda à sexta, das 7h às 14h, dentro da unidade. Para mais informações sobre a pesquisa Transellus basta entrar em contato com no WhatsApp (92) 98451-5421 e informações em geral 3612-4200.
*Com informações da assessoria
Leia mais
China se prepara para nova onda de Covid que trará 65 milhões de casos
Homem sofre fratura peniana em três locais durante posição sexual arriscada
Manaus espera receber 256 novos profissionais por meio do Programa Mais Médicos
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱