×
Pec do Diploma em Jornalismo

Jornalistas do AM lançam Comitê em defesa da Pec do Diploma em Jornalismo

A partir de agora, o comitê passará por um processo de criação de programação, para início imediato às ações que possam mobilizar toda a sociedade

PEC prevê obrigatoriedade de diploma para atuar dentro do jornalismo - Foto: Divulgação

No dia Mundial da Liberdade de Imprensa, na noite desta quarta-feira (07.06), foi lançado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP/AM) e Instituições de Ensino Superior (IES) o Comitê Amazonas de Defesa da PEC do Diploma, tendo como coordenadora a jornalista Islânia Lima.

No evento realizado via aplicativo de reunião Zoom, jornalistas profissionais, coordenadores do curso de jornalismo das faculdades Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Boas Novas, Martha Falcão e Nilton Lins, acadêmicos e estudantes tiveram a oportunidade de debater opiniões e dar sugestões sobre o tema atual de total relevância a toda categoria.

A reunião virtual contou também com a convidada especial, professora e doutora, Ivânia Vieira, que palestrou a todos com o tema “Jornalismo e Responsabilidade Social” e destacou a importância da valorização da profissão no contexto atual no Brasil.

“Destacamos que esta é uma campanha que deve receber apoio não apenas de profissionais e estudantes de jornalismo, mas pela sociedade na totalidade. De 2009 até a presente data, vimos e acompanhamos o quanto negativo se constituiu a retirada da exigência do diploma para o exercício profissional dos jornalistas. Chegou o momento de restabelecer esta exigência para garantir direitos e valorizar a produção de conteúdo, o respeito à ética e, com isso, prestar serviços de qualidade à população”,

reforça o presidente do SJP/AM, Wilson Reis.

A partir de agora, o comitê passará por um processo de criação de programação, para início imediato às ações que possam mobilizar toda a sociedade, bem como jornalistas formados e estudantes de graduação.

Para a coordenadora do Comitê Amazonas da Pec do Diploma, jornalista Islânia Lima a pauta é de suma importância para todos.

“Durante 14 anos vimos muitas injustiças acontecendo com a nossa profissão, que literalmente foi banalizada e motivo de chacota por toda sociedade. Jornalismo é algo sério e que precisa ser respeitado e executado de forma ética, técnica e com a verdade, isso todos ganhamos e a sociedade também, principalmente com a valorização do profissional nos meios em que atua”,

declarou.

Placar do apoio parlamentar

De igual importância na mobilização de professores, servidores e estudantes para o êxito das ações de campanha encaminhadas pelos 31 Sindicatos e a Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, situa-se o apoio dos oito parlamentares que compõem a bancada amazonense da Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional, em Brasília.

Para acompanhar o desenvolvimento desta campanha no Estado, o SJPAM criou o mapa de como votam os deputados. Até a presente data, estão registrados os apoios políticos à PEC, após manifestações de suas respectivas assessorias. Os deputados Sidney Leite (PSD); Átila Lins (PSD) e Amom Mandel (Cidadania) já declararam voto de apoio à PEC 206/12, conhecida como PEC do Diploma.

A coordenação da campanha no Amazonas aguarda com expectativa positiva que os demais parlamentares possam, também, declarar seus votos. Isto porque, a medida tem caráter suprapartidário. O restabelecimento à exigência do diploma – já aprovado no Senado Federal – resgata a dignidade de milhares de jornalistas em sua prática diária em benefício do jornalismo e da sociedade.

*Com informações da assessoria e colaboração da jornalista Islânia Lima

Leia mais:

Sema discute oportunidades para o mercado de carbono no Amazonas

CAE do Senado marca sabatina de Galípolo para 27 de junho

Cassado, Dallagnol negocia com partido salário equivalente ao de deputado federal

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *