×
Literatura

Professor da UEA lança livro sobre trajetória da atriz Léa Garcia

O lançamento será dia 26 de junho, às 19h, na Livraria Travessa de Botafogo, no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (RJ) – O Prof. Dr. Júlio Cláudio da Silva, do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (Cesp/UEA), lançará o livro Entre Mira, Serafina, Rosa e Tia Neguita: a trajetória e o protagonismo de Léa Garcia. O lançamento será no dia 26 de junho, às 19h (horário de Brasília), na Livraria Travessa de Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ).

O livro é um desdobramento das investigações feitas pelo autor sobre desigualdades, raça e gênero, estruturantes das relações sociais brasileiras, iniciadas no doutorado publicado em 2017, com o título “Uma estrela negra no teatro brasileiro: relações raciais e de gênero nas memórias de Ruth de Souza”.

O autor explica que, após o primeiro lançamento deste livro, em 2015, iniciou a pesquisa sobre a trajetória da também atriz de teatro, cinema e televisão Dona Léa Garcia, a partir da metodologia da história oral.

“Para esta etapa da pesquisa, entrevistei, além da biografada, o cineasta, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras Cacá Diegues; o ator, cineasta e ex-presidente do Sindicado dos Atores e Artistas do Rio de Janeiro, Jorge Coutinho; e o ator, escritor e produtor cultural, Haroldo Costa”, explica Júlio Cláudio da Silva.

A pesquisa desenvolveu-se em diversas etapas e contou com o fomento concedido pela UEA, por meio da gratificação de produtividade acadêmica aos projetos de pesquisa “Entre o teatro experimental do negro e Casa Grande e Senzala: a trajetória de Léa Garcia nos diálogos entre o palco e a plateia (1952-1971)”, entre 2016 e 2018; e o projeto “Relações raciais e de gênero nas telas do cinema brasileiro: a trajetória de Léa Garcia entre Orfeu do Carnaval e o Forte (1957-1973)”, entre 2019 e 2021.

Leia mais:

“A Pequena Sereia” é atração do CineMaterna desta terça-feira

Teve beijo? Blogueira abre o jogo após suposto acordo entre Neymar e Bruna

Justiça penhora prêmio de Belo por conta de dívida com Denilson

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *