×
Orgulho LGBTQUIA+

Caprichoso e Garantido hasteiam bandeira LGBTQIA+ no Dia Internacional do Orgulho

Os currais dos bois Caprichoso e Garantido hastearam bandeiras em apoio a população LGBTQIAPN+

Manaus (AM) – Parintins está mais colorida e com todas as cores do arco-íris. Os currais dos bois Caprichoso e Garantido hastearam bandeiras da população LGBTQIAPN+ em parceria com o Governo do Amazonas. A ação foi uma iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) pelo Dia Internacional do Orgulho, celebrado nesta quarta-feira (28).

Em respeito à rivalidade, as bandeiras tiveram as cores alteradas. No curral Zeca Xibelão, a parte vermelha do item foi substituída pela tonalidade coral. Na Cidade Garantido, o azul deu vez ao lilás.

Os torcedores de ambos os bois celebraram ao ver a bandeira da população LGBTQIAPN + abaixo do pavilhão.

Jander Lobato, presidente do Caprichoso, disse que o ato significa o apoio da associação folclórica à diversidade. “Sempre digo que o Caprichoso é o boi que cuida das minorias, o boi das lutas sobre todas as causas sociais e da diversidade. O Caprichoso é isso, aqui você é livre para amar e sorrir conforme fala a toada porque todas as formas de amor são bem-vindas aqui. É o boi do povo, é o boi de todas as raças, é o boi de todos os povos e também da diversidade.”

“O Garantido não tem preconceito. O Garantido tem em seus quadros tanto artísticos, quanto dos coreógrafos, dançarinos, pessoas diversas. Não há preconceito, todo mundo é tratado igual pelo Garantido. Esta é uma bandeira que nós já defendemos há muito tempo, tanto nas nossas toadas, quanto na arena”, disse Adson Silveira, presidente interino do Garantindo.

Dia do Orgulho

A Sejusc trata, dentro da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), das políticas públicas voltadas à população lésbica, gay, bissexual, transexual, queer/questionando, interssexual, assexual/arromânticos/agênero, pansexual/polissexual, não-binário e a pluralidade de orientações sexuais e variações de gênero.

Jussara Pedrosa, titular da Sejusc, ressaltou que o período do festival coincide com o Dia do Orgulho e a secretaria quis usar a data para, de forma pioneira, fazer essa união dos bois com a causa, hasteando a bandeira junto aos seus pavilhões.

“Nada mais justo enquanto secretaria dos direitos humanos e cidadania também defender as causas e garantias da comunidade LGBTQIAPN+. Então, hoje é a primeira vez que nós estamos hasteando as bandeiras do orgulho LGBT nos currais. Esta é a primeira parceria de muitas, esperamos que nos próximos anos continuemos com essas ações defendendo os direitos da população LGBTQIAPN+”, aponta.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Empresas devem tornar ambiente mais inclusivo para pessoas LGBTQIA+, diz gerente de ONG

Salão de Manaus gera empregos a profissionais da comunidade LGBTQIAP+

Dia Internacional contra a LGBTQIAP+fobia: Brasil é o país com mais assassinatos de pessoas trans

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *