Manaus (AM) — Nesta segunda-feira (10), foi deliberada a PL do vereador Roberto Sabino (Podemos) que determina o sexo biológico dos competidores esportivos como critério exclusivo para definição de gênero nas competições esportivas realizadas em Manaus.
O objetivo do projeto é manter o nível de competitividade sadia e igualitária para todos os esportistas, pois sabe-se que as características físicas e biológicas são determinantes como força, resistência, coordenação motora, agilidade, equilíbrio e velocidades são fatores que interferem na questão de atletas transexuais que competem nas modalidades que não são de seu gênero natural biológico.
“Vivemos em um país plural e livre, assim como nos esportes temos um espaço para manifestar pensamentos e convicções. Mas quando entramos no âmbito esportivo, as características físicas e biológicas são determinantes mudando alguns quesitos corporais e fisiológicos nas competições, principalmente se tratando de força, resistência, velocidade, entre outros. Não podemos negar que biologicamente falando, o homem possui algumas vantagens físicas e não podemos admitir que estes critérios dificultem e atrapalhem as mulheres esportistas. Reforço que este PL consiste em manter o direito de todos e principalmente das mulheres competirem entre si de forma mais justa nos esportes”
, afirmou Roberto Sabino.
Tal Projeto de Lei não busca negar nenhum direito de atletas transgêneros a participar das competições esportistas, mas sim inibir injustiças e desvantagens entre os competidores e trazer mais igualdade no que se refere aos atributos humanos naturais.
*Com informações da CMM
Leia mais:
Prefeitura de Manaus realiza serviço de reforma de tablado no bairro Alvorada
Deputada propõe PL para isenção de taxas para 1ª inclusão do EAR na CNH
Nova sede da Semmas será construída no parque Ponte dos Bilhares, em Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱