×
Centro

Prefeitura comemora o aniversário de 140 anos do mercado municipal Adolpho Lisboa com programação especial

Mercado abriga 175 permissionários distribuídos em: carnes, peixes, hortifrúti e pavilhão central

Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), comemora, neste sábado, 15/7, o aniversário de 140 anos do mercado municipal Adolpho Lisboa, ícone da arquitetura amazônica, localizado na rua Lourenço Braga, no centro da capital.

Para presentear os visitantes e turistas, a celebração conta com atrações musicais regionais, feira de produtos orgânicos e ações de saúde básica, com aferição de pressão arterial, teste glicêmico e testes de bioimpedância, realizados pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

De acordo com Wanderson Costa, secretário da Semacc, o mercado tem uma importância especial para a cidade e nesse aniversário a programação presenteia a população com atrações locais e cuidados com a saúde.

“Preparamos um sábado especial com muita música, danças e, em parceria com a Semsa, estamos com as equipes de profissionais trabalhando com os cuidados básicos da saúde das pessoas que visitam o mercado neste sábado. Temos um carinho muito especial por esse local e as nossas equipes da Semacc trabalham diariamente na manutenção de limpeza da área, que recebe visitas do mundo todo. Sabemos da importância do mercado e com tudo o prefeito David Almeida determinou esse cuidado com o nosso patrimônio”, enfatizou Costa.

Para a aposentada Sandra Dão, de 68 anos, que praticamente todos os finais de semana frequenta o mercado, a homenagem de hoje é justíssima, pois o local é um presente para todos.

“O mercado Adolpho Lisboa é belíssimo, eu estou sempre por aqui comprando, frequentando e admirando. É justa a homenagem, pois esse local nos presenteia com uma arquitetura bela. Estou aqui hoje, para comprar presentes para as amigas que vou visitar em outro estado, então nada mais justo que levar lembranças regionais aqui do mercadão”, concluiu Sandra.

Estrutura

Símbolo remanescente do período áurea da borracha, o prédio é um expressivo exemplar da arquitetura do ferro no Brasil, tendo seu inestimável valor reconhecido, por meio de tombamento no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde o fim do século passado.

O mercado abriga 175 permissionários distribuídos em quatro pavilhões: carne, peixe, hortifrúti e pavilhão central, onde são vendidos peixes, artesanato indígena e caboclo, ervaria, frutas e verduras. É o lugar ideal para provar a comida regional, conhecer os produtos típicos da região, comprar objetos de decoração e lembranças do Amazonas.

O mercado municipal Adolpho Lisboa funciona de segunda-feira a sábado, das 6h às 17h. Aos domingos e feriados, o mercadão abre das 6h às 12h.

Leia mais:

Governo do Amazonas e Embrapa realizam Dia de Campo da Piscicultura em Rio Preto da Eva

Ballet Álvaro Gonçalves e Amazonas Filarmônica encenam “Dom Quixote” no Teatro Amazonas

Família de menino com doença rara faz campanha para custear tratamento

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *