×
benefícios

Deputado quer incluir doadores de pulmão, rins e fígado para meia-entrada no AM

Serão beneficiados com a meia-entrada doadores regulares de sangue, aqueles registrados na Hemoam

Manaus (AM) — O deputado Thiago Abrahim (União Brasil) apresentou o projeto de lei nº 602/2023 que concede meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer no Amazonas para doadores de um dos rins e doadores de parte do pulmão, do fígado ou da medula óssea. A proposta altera a lei estadual nº 5.152, que já beneficia doadores.

“O projeto de lei em questão é muito benéfico, porque incentiva e amplia as doações de órgãos no estado. O Brasil é o segundo país do mundo que mais realiza transplantes, atrás apenas dos Estados Unidos”

, disse Abrahim.

De acordo com a matéria, serão beneficiados com a meia-entrada doadores regulares de sangue, aqueles registrados na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e nos bancos de sangue do estado, identificados por documento oficial, expedido por essas entidades.

Ainda de acordo com o projeto de lei, também serão beneficiados doadores de um dos rins e doadores de parte do pulmão, do fígado ou da medula óssea, identificados por documento oficial com foto expedido pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Seas).

“De acordo com o Ministério da Saúde, em 2021, foram realizados 23,5 mil procedimentos no Brasil. Desse total, 4,8 mil foram transplantes de rim, 2 mil de fígado, 334 de coração e 84 de pulmão, entre outros. O país tem mais de 600 hospitais de transplantes autorizados”

, concluiu.

O projeto de lei já foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e segue para as demais comissões para votação em plenário.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Emprego e renda são gerados 65º Festival Folclórico do Amazonas Categoria Ouro

David Almeida recebe Medalha Mérito Santos Dumont durante cerimônia alusiva aos 150 anos

Presidente Lula passará por cirurgia no quadril

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *