×
Chuvas

Número de mortes causadas por passagem de ciclone no Sul sobe para 40

Defesa Civil gaúcha confirmou mais uma morte em Imigrantes (RS) e outra em Cruzeiro do Sul (RS)

Chuvas fortes causam mortes, estragos, enchente e deixa centenas de pessoas desabrigadas no Rio Grande do Sul. Foto: RAFAEL DALBOSCO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou, nesta quinta-feira (7), que o número de vítimas provocadas pelas fortes chuvas causadas pela passagem de um ciclone extratropical no estado chegou a 39. Com a morte confirmada em Santa Catarina, o total de óbitos na região Sul subiu para 40.

As informações foram divulgadas às 7h desta quinta-feira, em um balanço do órgão gaúcho. O anúncio trouxe a confirmação da 38ª e da 39ª mortes no estado: uma em Imigrantes e outra em Cruzeiro do Sul.

Veja a lista de óbitos por município no Rio Grande do Sul:

  • Passo Fundo: 1
  • Mato Castelhano: 1
  • Ibiraiaras: 2
  • Lajeado: 3
  • Estrela: 2
  • Encantado: 1
  • Muçum: 14
  • Roca Sales: 9
  • Imigrantes: 1
  • Santa Tereza: 1
  • Cruzeiro do Sul: 4

Número de vítimas deve crescer no RS

O governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), explicou que o número de vítimas no Rio Grande do Sul deve crescer porque, a partir deste momento, as equipes de socorro começam a conseguir acessar áreas que, até então, estavam isoladas.

Segundo Leite, a região mais afetada do estado é o chamado Vale de Taquari, que além de receber muita chuva nos últimos dias, também recebe a elevação das bacias hidrográficas da localidade.

O Vale de Taquari está localizado a cerca de duas horas da capital Porto Alegre.

Por isso, há uma atenção especial do governo para as chuvas dos próximos dias na capital. “A água continua descendo, e a gente prevê ainda efeitos na região metropolitana [de Porto Alegre], na bacia do rio Gravataí. Estamos especialmente atentos porque deve vir mais chuva a partir de amanhã”, disse.

Leite assinou, na quarta-feira (6), o decreto de situação de calamidade pública por conta da passagem do ciclone extratropical pelo estado.

O decreto tem validade de 180 dias, a partir da publicação, e ocorre em decorrência da catástrofe climática ocorrida entre os dias 3 e 6 de setembro.

RS deve ter mais chuva nessa quinta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Ministério da Agricultura e Pecuária e a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiram alertas para tempestades e inundações no estado nesta quinta-feira (7).

Como os níveis dos rios seguem altos, qualquer volume de chuva já seria preocupante. Conforme informou a Climatempo, novas áreas de instabilidade ganharam força no Sul. Deve chover forte no centro-sul gaúcho e são esperadas pancadas de chuva a qualquer momento na porção norte e na Grande Porto Alegre.

Para o sul e no oeste do estado, o Inmet emitiu um alerta de perigo de tempestade válido até 23h59 desta quinta-feira. Nessa áreas, pode chover até 100 mm com risco de granizo e são esperadas rajadas de vento de até 100 km/h.

Novo ciclone pode se formar no oceano

A meteorologista da Climatempo Maria Clara Sassaki afirmou que existe a possibilidade que um novo ciclone extratropical se forme no oceano e leve ainda mais chuva para as áreas já afetadas do estado.

“A área mais intensa dele vai se formar no oceano, mas a frente fria associada a esse ciclone acaba influenciando o tempo na região Sul em áreas que já foram afetadas por temporais, por tempestades. Por isso a gente mantém esse alerta até o sábado”,

afirmou.

*Com informações da CNN Brasil

Leia mais:

Motorista que atropelou Kayky Brito pede ajuda após ser bloqueado por aplicativo de transporte

Inmet prevê mais chuva forte em parte do Rio Grande do Sul

Desfile de 7 de setembro deve reunir cerca de 30 mil pessoas

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *