×
Inscrições

Prêmios Literários Cidade de Manaus 2022 está com inscrições abertas

O período de inscrições vai de 11 de março até 22 de abril de 2022

Manaus (AM)- Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Manaus antecipa a realização e lançou o edital dos Prêmios Literários Cidade de Manaus 2022, no salão de entrada do Palácio Rio Branco, na avenida 7 de Setembro, com a presença de escritores, professores e alunos, em um sarau promovido pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

O edital nº 01/2022 do prêmio está disponível no https://concultura.manaus.am.gov.br/premio-literario. Basta clicar para ter acesso ao calendário, à lei que rege o prêmio, ao formulário de inscrição e para sanar dúvidas. O período de inscrições vai de 11 de março até 22 de abril de 2022.

Abriu a cerimônia o subsecretário da Semcom, Jack Serafim, representando o prefeito David Almeida, que lembrou da importância que tem a literatura e o livro na história da humanidade.

“E o mundo precisa conhecer nossa cultura amazônica, nossa cidade multicultural, isso vai conquistar e apaixonar a todos. Esse é o compromisso desta gestão”, assegurou Serafim.

O presidente do Concultura, Tenório Telles, disse que a antecipação segue a orientação inicial do prefeito David Almeida que, desde o primeiro ano de sua gestão, tem buscado dar assistência, apoiar e investir no setor cultural, que sofre com a pandemia, atingindo toda a cadeia de trabalhadores.

Ele ressalta que os Prêmios Literários é um concurso de literatura que faz parte das ações da Prefeitura de Manaus e objetiva estimular os profissionais da escrita da nossa terra e país.

“Ao mesmo tempo em que reconhece o trabalho criativo e o talento, premia as obras vencedoras financeiramente. É uma iniciativa que promove a leitura, os livros e celebra a palavra escrita”, ratifica Telles.

O presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, ressaltou a parceria consolidada entre a fundação de cultura e o Concultura, na realização de projetos e programas, que visam o desenvolvimento cultural do município.

“Contamos com o apoio irrestrito do prefeito David Almeida para a realização de projetos que tiveram sucesso no primeiro ano da gestão e que vão dar frutos a novos, nas referidas áreas, como a literatura, ancestralidade e música”, declarou Oliveira, relembrando o compromisso da gestão atual de levar e promover a cultura em toda a periferia de Manaus.

O vice-presidente do Concultura, Neilo Batista, coordenou o cerimonial de lançamento dos prêmios e explicou as mudanças ocorridas no novo edital.

“Foram três pontos que mudamos para atender as demandas do setor, como a publicação das obras vencedoras: a fusão de categorias que eram pouco procuradas e a criação de uma nova categoria regional”.

A poetisa Grace Cordeiro, vencedora do prêmio do ano passado na categoria poesia, fez uma fala emocionada de reconhecimento pela oportunidade conquistada.

“Foi Aníbal Bessa que sugeriu o título da minha obra sublingual que concorri e venci o grande desafio de expor o mais profundo de mim. Fazer poesia é expor as próprias vísceras. É resultado da leitura da vida através da percepção por meio de outras artes e da vivência”, declarou.

Mudanças

Um dos concursos literários mais importantes e aguardados do país, este ano vem com novidades, como o retorno da impressão em papel das obras vencedoras. 

Outra novidade é a criação de uma nova categoria regional, o prêmio Djalma Batista, destinado ao melhor texto de temática amazônica. Os prêmios em dinheiro permanecem em R$ 5 mil para as categorias nacionais, unificadas, e R$ 3 mil para as regionais, em apenas duas modalidades.

A reformulação desta edição apresenta outra mudança importante como a fusão de categorias, que passam a ser de nove e não mais de vinte, como nos anos anteriores. O motivo da fusão é que certas categorias vinham tendo ausência de inscrições, além de seis delas não terem tido vencedores na última edição. 

As categorias que permaneceram são: nacionais (romance ou novela, contos e crônicas, poesia, ensaio, memória e jornalismo literário, literatura infantojuvenil, teatro e regionais); ensaio sobre tradições populares e texto de temática amazônica.

*Com informações da assessoria

Fotos: Altemar Alcântara / Semcom

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Projetos do Casarão de Ideias são aprovados

Manaus oferta 50 vagas em oficina para artistas

Mostra Sesc de cinema está com inscrições abertas

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *