O calor excessivo deve continuar predominando a maioria dos estados brasileiros e neste domingo (24), algumas capitais devem registrar temperaturas acima dos 35ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
- Campo Grande — 43 °C
- Cuiabá — 43 °C
- Palmas — 40 °C
- Porto Velho — 41 °C
- Rio de Janeiro — 42 °C
- Rio Branco — 39 °C
- Belém — 38 °C
- Teresina — 38 °C
- Goiânia — 38 °C
- Macapá — 37 °C
- Brasília — 37 °C
- São Paulo — 37 °C
- Boa Vista — 36 °C
- Manaus — 36 °C
- Curitiba — 36 °C
Segundo o coordenador-geral de Operações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Giovanni Dolif, afirmou a onda de calor sufocante que assola vários estados do país não é inédita para essa época do ano.
O tempo seco característico do inverno e a maior incidência de luz solar dessa época do ano causam picos de temperatura entre o final de setembro e o começo de outubro, disse ele.
“No final do inverno, começo da primavera, o sol já começa a ficar bem mais forte. Sem a cobertura de nuvens, sem umidade e sem chuva para evaporar e resfriar, toda essa energia que vai chegando cada vez em maior volume do sol é convertida em temperatura”,
explicou.
*Com informações da CNN Brasil
Leia também:
Uma aposta ganha prêmio de mais de R$ 40 milhões da Mega-Sena
Mostra pedagógica e shows musicais marcam os 10 anos do Liceu Parintins
Os próximos passos do julgamento do aborto no STF
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱