×
Guerra

Após ataque, menina ucraniana tem braço amputado

Atualmente, a paciente está se recuperando no hospital, porém, guarda na memória os momentos de terror que viveu

Manaus (AM) – A guerra na Ucrânia vem transformando a história de muitas crianças em dolorosas tragédias. Esse é o caso da pequena Sasha, de 9 anos, que perdeu o pai após o carro da família ser baleado. Além de lidar com o luto, a menina ainda precisou passar por uma cirurgia para amputar um dos braços, informou o Daily Mail. 

Atualmente, a paciente está se recuperando no hospital, porém, guarda na memória os momentos de terror que viveu. Ela estava fugindo dos combates no subúrbio de Hostomel, em Kiev, capital ucraniana, com o pai, mãe e irmã na semana passada, quando o carro da família foi atingido por balas. O pai dela morreu após o ataque, porém, o restante da família conseguiu escapar e foi para um abrigo. 

Sasha ficou inconsciente e foi levada depois para um hospital em uma maca improvisada por voluntários, que acenaram com uma bandeira branca. Ainda segundo o tabloide britânico, a menina chegou a comentar sobre o ataque: “Não sei por que os russos atiraram em mim. Espero que tenha sido um acidente e que eles não quisessem me machucar”, afirmou a garotinha. 

A menina relatou o que aconteceu no dia em que a família estava fugindo.

“Eu levei um tiro no braço. Corri atrás da minha irmã. Minha mãe caiu. Achei que era o fim. Mas ela não estava morta, ela estava apenas se protegendo do tiroteio. Ela estava se escondendo”, lembrou. “Então eu perdi a consciência. Alguém me carregou para um porão. Fiz algum tratamento lá. E algumas pessoas me carregaram em uma toalha para o hospital”,

continuou. 

Após chegar ao Hospital Central de Irpin, Sasha foi avaliada pelo cirurgião vascular Vladislav Gorbovec. Ele notou que os tecidos da menina estavam morrendo e, então, decidiu amputar o braço esquerdo dela para evitar que a pequena perdesse a vida. 

O médico Gennadiy Druzenko, do Primeiro Hospital Móvel Voluntário, disse ao Daily Mail que Sasha é uma das várias crianças que sofreram ferimentos terríveis na batalha em Kiev. “Esta menina foi trazida para o Hospital Central Irpin com ferimentos terríveis”, declarou.

“Ela foi baleada quando estava saindo de Gostomel com os pais. O pai dela foi morto a tiros enquanto os afastava da luta em seu carro”,

destacou Druzenko. 

Após a amputação do braço, Sasha foi levada para uma clínica privada. Agora, a menina, que comemorou seu nono aniversário um dia antes da guerra começar, em 24 de fevereiro, pediu como presente um novo braço artificial rosa coberto de flores.

Leia mais:

‘Não imaginava o que era guerra’, diz brasileiro na Ucrânia após ataque

Tropas da Rússia estão a 25 quilômetros de Kiev, capital da Ucrânia

Forças russas atacam instituto ucraniano que tem reator experimental

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *