×
Fumaça em Manaus

“Fumaça de queimadas pode causar lesões na visão”, alerta oftalmologista em Manaus

Conforme o especialista, a fumaça provocada por queimadas contém substâncias cancerígenas que atingem a respiração

Manaus (AM) – A fumaça que cobriu Manaus nas últimas semanas apresenta riscos para visão. Conforme o médico oftalmologista e pesquisador Swammy Mitozo, a fumaça é um agente irritante dos olhos. Se não houver como evitar ficar longe dela, é preciso usar um lubrificante artificial.

“O uso de lubrificante nestes casos evita o que chamamos de síndrome do olho seco, ou ainda inflamações na córnea e na conjuntiva, como as ceratites e conjuntivites”,

disse Swammy.

A fumaça provocada por queimadas contém substâncias cancerígenas que atingem a respiração, o pulmão e diversos outros órgãos, entre eles os olhos. “Os olhos saem prejudicados devido aos níveis de carbono em suspensão”, ressaltou Swammy.

Ainda segundo o oftalmologista, a irritabilidade provocada pela fumaça pode agredir os olhos, impedindo que as mucosas tenham as defesas necessárias para as adversidades do ambiente.

Médico oftalmologista e pesquisador Swammy Mitozo Foto: Divulgação

Swammy explica que o contato com estes níveis de carbono provoca alterações nas células responsáveis pela produção da camada mucosa da lágrima, que faz com que a lágrima se espalhe por todo o olho, além da inflamação das glândulas das pálpebras que produzem o componente oleoso da lágrima e que evita que ela evapore mais rápido.

“A lágrima tem a função de proteção do globo ocular, pois mantém o olho lubrificado e protegido de lesões”,

acrescentou Swammy.

Atenção aos medicamentos

Caso aconteça alguma consequência da irritação nos olhos provocada por fumaça de queimadas ou afins, é preciso se consultar com um oftalmologista.

Em caso de incômodo mais acentuado ou acidentes envolvendo os olhos,Swammy alerta que é importante ir ao oftalmologista o mais rápido possível.

“O olho é uma das partes mais expostas do nosso corpo, e mais frágeis também, por isso é extremamente importante procurar socorro imediatamente”,

orientou o oftalmologista.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Fumaça e granizo assustam manauaras e causam transtornos ao comércio

Avião da Gol sobrevoa Manaus em círculos por 19 minutos devido à fumaça

Manaus é tomada por fumaça e preocupa população; veja imagens

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *