O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) denunciou, um servidor público federal de 52 anos, na quarta -feira (27), que atropelou um cachorro da raça dachsund, conhecido como ‘salsicha’, e não prestou socorro ao animal. O incidente ocorreu no dia 15 de outubro de 2022, no bairro Dom Pedro, Zona Oeste de Manaus.
Segundo o MP-AM, o pedido pela condenação do homem é pelo crime de maus-tratos a animais. A investigação iniciou após uma testemunha denunciar o suspeito na delegacia de crimes contra o Meio Ambiente.
Conforme a denúncia, o homem atropelou o animal na Rua Martin Afonso de Souza e deixou o local sem prestar socorro. O acusado afirmou que “sentia muito, mas que nada poderia fazer visto que o animal era de rua”.
Em declaração a polícia o servidor também afirmou que desviou do cachorro, mas lembra de “ter sentido algo passando por baixo do assoalho e em seguida ouvir uivos de cachorro” porém não parou o carro pois havia um “grande fluxo de carros na via”.
Testemunha que apresentou a denúncia explicou que socorreu o cachorro para uma
clinica veterinária e arcou com o tratamento de R$ 3,3 mil. O servidor afirmou que o seu veículo foi interceptado por outro carro no momento do acidente, uma mulher desceu e o acusou de ter atropelado o cachorro e fugido. Ele também disse ter sentido medo de ser agredido, por isso deixou o local.
O promotor de Justiça Francisco de Assis Aires Arguelles, que assina a denúncia, citou a Lei Municipal n° 1590, de 26 de setembro de 2011, que considera como maus tratos contra cães e gatos deixar de socorrê-los no caso de atropelamentos e/ou acidentes domésticos. Ele também citou a Lei Municipal n° 3.086, de 03 de julho de 2023, que tornou obrigatória a prestação de socorro aos animais atropelados.
Leia mais:
VÍDEO: Incêndio de grandes proporções atinge loja de bolos em Manaus
Dupla é presa após praticar onda de assaltos na Zona Leste de Manaus
Prefeitura de Manaus leva vacinação antirrábica para mais 13 bairros
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱