Manaus (AM) – A deputada estadual Mayra Dias (Avante) apresentou um importante requerimento, visando apoiar a saúde e o bem-estar das mulheres que passaram por mastectomia. O procedimento envolve a remoção total ou parcial das mamas, e é muitas vezes necessário no tratamento do câncer de mama.
A mastectomia pode ter impactos físicos e emocionais profundos nas mulheres que a enfrentam.
“A gente sabe que a mastectomia como resultado do tratamento do câncer de mama não é apenas uma transformação física, mas também uma jornada emocional e psicológica significativa para as mulheres afetadas”, ressaltou.
O requerimento da deputada busca estabelecer um programa de acompanhamento específico para as mulheres mastectomizadas. Este programa abrangerá não apenas a parte médica, incluindo exames regulares e avaliação de próteses mamárias, mas também o suporte psicológico e emocional que essas mulheres podem necessitar.
“Muitas delas enfrentam dificuldades ao lidar com as mudanças corporais, questões de autoestima e preocupações específicas relacionadas à maternidade, sexualidade e bem-estar emocional”, justificou a deputada.
O Programa de Acompanhamento para Mulheres Mastectomizadas do Estado do Amazonas contemplará aconselhamento psicológico, apoio à maternidade, reabilitação física, acesso a próteses mamárias, campanhas de conscientização, grupos de apoio, apoio de assistência social e apoio jurídico.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Aleam aprova PL pela igualdade e proteção contra a discriminação da pessoa LGBTQIAPN+
Aleam faz balanço de leis no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Aleam realiza Semana de Prevenção ao Suicídio durante a campanha Setembro Amarelo
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱