×
Insalubridade

Fumaça que encobre Manaus é tema de debate na Aleam

Parlamentares demonstraram indignação com qualidade péssima do ar

Manaus (AM) – A névoa de fumaça e a péssima qualidade do ar em Manaus e na região metropolitana da capital do Amazonas foram os destaques nos discursos, durante a Sessão Especial, desta quarta-feira (11), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O vice-presidente da Casa Legislativa, deputado Carlinhos Bessa (PV) chamou atenção às consequências do ar contaminado à saúde da população. O parlamentar destacou que hoje a população está vivendo no meio da fumaça, com a capital e o interior totalmente poluídos.

“Isso vai causar um grande prejuízo na saúde pública. O estado precisa fiscalizar e punir quem pratica tal ato, tendo em vista que estamos vivendo um momento delicado de desastre ecológico com a seca, quadro piorado pela fumaça”,

enfatizou.

Bessa disse ainda que o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) precisa colocar mais fiscais nas ruas.

“Se a gente não tomar uma atitude, o prejuízo na saúde pública será grande. Então, os órgãos de controle precisam impedir e inibir esses crimes ambientais, porque ficar apenas apagando fogo não adianta”,

alertou.

Comentando sobre o problema, o deputado Sinésio Campos (PT) citou o painel de monitoramento de qualidade internacional World’s Air Polution, que reúne dados de se sensores ao redor do mundo, incluindo o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), que classificou Manaus como o segundo pior lugar do mundo para se respirar e a necessidade de educação ambiental.

“Nesta quarta-feira, Manaus é a segunda cidade com ar mais poluído por causa da fumaça. As queimadas ocorrem como uma espécie de preparação para plantio porque as cinzas corrigem o PH ácido do nosso solo, tornando-o bom para o plantio. Concordo que a fiscalização e controle devem acontecer, mas a educação ambiental precisa ser feita. O calcário poderia ser distribuído para os produtores porque é um caminho ecologicamente mais limpo ou pelo menos a venda a um preço subsidiado para que as pessoas possam adquirir”,

apontou.

Também lamentando a classificação da qualidade do ar, a deputada estadual Joana Darc (UB), presidente da Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, cobrou ações efetivas de proteção ambiental.

“Estamos com a segunda pior qualidade de ar do mundo e isso é muito grave. Pessoas estão aproveitando para colocar fogo em terras para explorar atividade ilegal. A Amazônia não pode servir apenas para palco de discurso, precisamos de ajuda a nível mundial e nacional”, afirmou.

*Com informações da Aleam

Leia mais:

Fumaça no Amazonas agrava quadros respiratórios e expõe crianças a novas doenças

“Fumaça de queimadas pode causar lesões na visão”, alerta oftalmologista em Manaus

Parlamentares do Amazonas comentam sobre fumaça expressiva em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *