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Empreendedores estão otimistas com vendas no último trimestre do ano, mostra pesquisa

Pesquisa do Sebrae aponta otimismo dos empreendedores nos próximos meses

Os próximos três meses do ano vêm com oportunidades para quem empreende e busca resultados positivos nos negócios a curto prazo. O segundo semestre costuma ser melhor que o primeiro, para a maioria das atividades. A proximidade de grandes datas comemorativas, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, favorece, em especial, as atividades do varejo, o que geram boas expectativas, dado o aumento esperando na demanda por produtos e serviços.

Conforme a última Sondagem Econômica dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), houve uma retomada da confiança do segmento, puxada pelo setor de Serviços.

O clima positivo é refletido no aumento do Índice de Confiança dos Micros e Pequenas Empresas (IC-MPE) em 1 ponto, alcançando 93,9 pontos, como também no avanço de 1,6 ponto no Índice de Expectativas das MPE (IE-MPE), que alcançou 93,6 pontos, revertendo em 44% a queda do mês anterior. No próprio setor do comércio, quando considerado apenas o Índice de Expectativas das MPE (IE-MPE), que está associado às vendas dos próximos meses, houve expansão do índice de 87,3 pontos para 91,4 pontos, ou seja, verifica-se um aumento de 4,1 pontos nesse indicador específico, nas MPE do Comércio.

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, avalia que a melhora do cenário econômico tende a favorecer os pequenos negócios.

“Existe um otimismo e, ao mesmo tempo, uma certa cautela por parte de quem empreende, já que a demanda por produtos e serviços ainda estão abaixo do desejado. No entanto, os sinais concretos de melhora da economia, como o crescimento do PIB, tendência de queda nas taxas de juros e os dados de geração de empregos vão fazer com que o cenário se torne mais robusto e favorável nos curto e médio prazos”,

Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.

Black Friday “própria”, vídeos engraçados e sorteios

No interior do Ceará, o empreendedor Rogério Félix Dourado aproveita as datas comemorativas para atrair novos clientes, fidelizá-los e se diferenciar da concorrência.

Dono da Cisso’s Acessórios, nos municípios Camocim e Granja, ele investe em marketing nas redes sociais, como também programa sorteios e promoções ao longo do ano, conforme o calendário das datas comemorativas e comerciais. Com antecedência, ele conta que é possível negociar com fornecedores e oferecer melhores descontos, inclusive no marketplace da Magalu, onde vende os produtos pela internet.

“Logo após o Dia dos Pais, eu já comecei a produção dos conteúdos para a campanha dos Dia das Crianças com impulsionamento nas redes sociais para chegar até o meu cliente. No caso da Black Friday, temos nossa própria marca que chama Black Cisso’s. Produzimos uma logo específica, camiseta e fazemos vídeos engraçados”,

conta.

A Cisso’s Acessórios tem unidades nos municípios Camocim e Granja, no interior do Ceará. Foto: Divulgação

Ainda segundo Rogério, a negociação com fornecedores permite oferecer melhores descontos para os produtos eletrônicos, como caixas de som e jogos infantis. Segundo o empresário, no ano passado, o Dia das Crianças foi a terceira data com maior volume de vendas, ficando atrás apenas do Natal (1º) e Dia das Mães (2º). Perto de completar sete anos em dezembro, a loja também prepara uma grande festa de aniversário com muitas promoções e sorteios especiais.

Planejamento antecipado

Em Salvador, a dona da loja Superbacana se planeja com muita antecedência para o Dias das Crianças, Halloween e Natal. Segundo Jamile Nery, as ações são planejadas com pelo menos quatro meses de antecedência para atender à demanda por brinquedos educativos e fantasias. No mês de outubro, a expectativa de aumento nas vendas é de 15%.

A empreendedora destaca que o relacionamento e atendimento ao cliente é a base da fidelização do público interessado na proposta de um “brincar natural, com materiais ecológicos e focados no desenvolvimento infantil”. A divulgação é feita pelas redes sociais, tanto com divulgação orgânica, como também impulsionada.

“Optamos por não participar da Black Friday porque acreditamos no consumo consciente, mas o Natal é uma data muito especial para as crianças e um momento que novos clientes aparecem, pois, além dos pais, os avós, tios e amigos também presenteiam”,

Jamile Nery, dona da loja Superbacana, em Salvador (BA).

Para o Dias das Crianças, a principal estratégia, segundo Jamile, é listar os fornecedores de forma categorizada para programar os pedidos que garantam o abastecimento do estoque.

A empresária destaca que se preocupa com a manutenção da loja, incluindo seleção e treinamento da equipe, bem como fardamento, sacolas e papelaria em geral. No caso do Natal, é feito um planejamento de estoque mais específico com variedade de fornecedores para atender à procura por brinquedos de todas as faixas de preço.

*Com informações da assessoria

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