×
Educação

MEC confirma inclusão de Parintins em edital para criação de cursos de medicina no AM

Região contemplada compreende não apenas Parintins, mas também municípios vizinhos

O Ministério da Educação confirmou ao deputado federal Saullo Vianna (União-AM) a inclusão de Parintins no edital de chamada pública para autorização de criação de cursos de Medicina no estado. A medida vem em resposta ao pedido foi feito pelo parlamentar, diretamente ao ministro Camilo Santana em julho, pedindo a reedição do Edital nº 2 de 7 de dezembro de 201, para beneficiar o município do Baixo Amazonas.

A medida também teve o apoio do senador Omar Aziz (PSD-AM). De acordo com o ofício enviado ao deputado pelo Ministério, o edital foi publicado no dia 4 de outubro e está direcionado a propostas apresentadas por instituições de ensino superior privadas, agora incluindo a cidade de Parintins. O processo será conduzido pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, órgão vinculado ao Ministério da Educação, e contempla um total de 116 regiões de saúde em todo o Brasil.

“Estou extremamente satisfeito com a confirmação do Ministério da Educação de que Parintins será incluída no edital para criação de cursos de Medicina no Amazonas. Esta conquista representa um grande passo para a melhoria do acesso à educação e à saúde na nossa região. Agradeço ao ministro Camilo Santana e ao senador Omar Aziz pelo apoio nesse processo, que beneficiará não apenas o município de Parintins, mas também toda a população do Baixo Amazonas”,

afirmou Saullo.

A região contemplada compreende não apenas Parintins, mas também municípios vizinhos, como Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués e Nhamundá. A inclusão do Baixo Amazonas e de Manaus, além da região metropolitana e do Alto Rio Negro, demonstra um esforço para expandir a oferta de cursos de Medicina nas áreas mais necessitadas do país.

As regiões selecionadas terão a possibilidade de oferecer cursos de Medicina na modalidade presencial. O processo de seleção seguirá diversas etapas, incluindo a apresentação de termo de adesão, análise de capacidade econômico-financeira da mantenedora, avaliação do mérito das propostas e análise regulatória.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Ação ambiental recolhe quase 10 toneladas de lixo da orla do São Raimundo em Manaus

Estiagem extrema impacta turismo de base comunitária na Amazônia

Exposição em homenagem ao aniversário de Manaus está aberta para visitação

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *