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Levantamento

Experiência e ambiente são prioridades para clientes de bares e restaurantes, aponta pesquisa

Surpreendentemente, o sabor da comida e o preço do prato não são os aspectos mais determinantes na escolha

A maior pesquisa sobre alimentação fora do lar já realizada com consumidores no Brasil revelou as características consideradas mais importantes na hora de decidir pelo bar ou restaurante. Surpreendentemente, o sabor da comida e o preço do prato não são os aspectos mais determinantes na escolha.

Com mais de 6 mil respondentes em todas as regiões do país, o levantamento feito pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostrou que a limpeza e a higiene nas instalações (32,4%), a cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes (17%) e o ambiente do estabelecimento (12,4%) são os fatores mais preponderantes.

A pesquisa mostra ainda que, no dia a dia daqueles que frequentam bares e restaurantes, a maior parte (93%) opta por consumir refeição e bebidas no próprio estabelecimento e 66,3% afirmam comer fora de duas a cinco vezes por mês. Quando consultados sobre as maiores motivações para sair de casa, os entrevistados puderam escolher múltiplas respostas e as preferidas foram: ir a alguma celebração/festa (76,6%) e conversar/se divertir com amigos (76,3%).

Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, os resultados da pesquisa trarão contribuições significativas nos processos de tomada de decisão dos empreendedores do setor e de formuladores de políticas públicas.

“O nosso objetivo com esse movimento é gerar produtividade e estamos otimistas com os dados apresentados. Não temos dúvidas de que os resultados trarão uma contribuição definitiva para melhorar os ambientes de negócio no país”,

afirma.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, concorda que a pesquisa revela direcionamentos importantes para os empreendedores que atuam no setor de alimentação fora do lar.

“Trata-se de um dos segmentos mais importantes de pequenos negócios. São empreendedores que atuam nas comunidades, nos bairros e nos grandes centros, gerando emprego e renda. Além disso, sabem que a inovação e a sustentabilidade são fatores essenciais para atrair as pessoas que buscam momentos de lazer quando saem de casa para fazer uma refeição. Isso passa, necessariamente, pelo cuidado e pela qualificação de toda a equipe”,

Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.

Números da pesquisa

Características mais importantes na hora de escolher um local para comer fora de casa:

  • Limpeza e higiene nas instalações: 32,4%;
  • Cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes: 17%;
  • Ambiente do estabelecimento: 12,4%;
  • Comida gostosa: 10,3%;
  • Preço acessível: 7,2%.

Hábitos de consumo dos brasileiros:

  • No dia a dia, 75,5% dos brasileiros se alimentam com comida preparada em casa;
  • Quando optam por comer fora, 93% fazem a refeição no próprio estabelecimento;
  • De maneira geral, as pessoas frequentam estabelecimentos por motivos de lazer, seja para celebrar alguma data especial (76,6%) ou para conversar e se divertir com amigos (76,3%).

Acesse a pesquisa completa: PesquisaAbrasel_Sebrae_2023

*Com informações da assessoria

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