×
Reforma Tributária

Omar Aziz vota à favor da Reforma Tributária, aprovada em primeiro turno no Senado

Senador do Amazonas afirma que reforma é atrativo para futuros investimentos no País

Com voto favorável do senador Omar Aziz (PSD), o Senado aprovou em primeiro turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 45/2019) que institui uma ampla reforma no sistema tributário brasileiro, nesta quarta-feira (8). No placar final, o texto-base da Reforma Tributária foi aprovado com 53 votos favoráveis e 24 votos contrários.

Ao proferir seu voto no plenário, Omar Aziz admitiu que é difícil chegar a um consenso em um país com uma diversidade econômica como o Brasil, criticando ainda os senadores que levaram o debate para o viés político e não técnico. Para Omar, a presidência da Casa legislativa entra para a história com a PEC, relatada pelo senador Eduardo Braga. O parlamentar também aproveitou seu voto para reforçar o compromisso com a Zona Franca e o desenvolvimento de soluções logísticas para tirar a região amazônica do isolamento.

“Querem nos impor que o Amazonas seja um celeiro vegetal, de floresta. Nós não temos o direito de ser brasileiros, não nos permitem construir uma estrada de 400 km para fazer o Amazonas ser parte do Brasil. Nós temos riquezas que não podemos explorar, minérios em grande quantidade, mas os amazonenses que são pobres não têm esse direito. Talvez a reforma não seja a obra-prima que todos nós queríamos, mas aquilo que podia ser feito nós fizemos. Ou o Brasil avança com a Reforma Tributária ou permanece desmoralizado perante aqueles pretendem investir aqui”, destacou.

Após ser apreciada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, a PEC agora aprovada em primeiro turno em Plenário, transforma cinco tributos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) em três: Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto Seletivo (IS). Cada novo tributo terá um período de transição.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Senado aprova Reforma Tributária no primeiro turno no Plenário

Políticos do AM rechaçam falas de Flávio Bolsonaro sobre privilégios da ZFM na reforma

Comissão do Senado aprova relatório da reforma tributária

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *